Topic outline

  • "Um glossário é uma lista restrita de vocábulos de um determinado domínio do conhecimento, de um determinado registo linguístico (por exemplo, o calão e a gíria), específicos da obra de um autor, constituída por neologismos, arcaísmos, regionalismos, etc. Esta lista pode ser apresentada, por exemplo, como um anexo a uma outra obra. O glossário distingue-se do dicionário, não apenas pelo número reduzido de entradas, como pela reduzida informação proposta para cada uma: por exemplo, um glossário pode ser constituído, apenas por uma lista de vocábulos com os respetivos equivalentes em outra língua."  

    Margarita Correia, Os dicionários portugueses, Lisboa, Caminho, 2009, p. 21.

    O Glossário interdisciplinar, que vamos construir, vai ajudar a especificar o significado das palavras, no seu uso corrente em português, e no seu uso especializado em cada disciplina.  

    Com o contributo das diferentes disciplinas do currículo, vamos integrar vocábulos comuns a pelo menos duas disciplinas. Essas palavras devem ter significados distintos.

    Por exemplo, o nome "flexão(a flexão) é comum às disciplinas de Português e de Educação Física, mas, em cada uma delas, tem um significado diferente.

     

    Regras para registo de vocábulos no glossário

    1. Cada termo deve corresponder a um registo no Glossário, seguido do nome da disciplina onde foi utilizado com um significado específico. Por exemplo:  flexão  --- Português; flexão --- Educação Física.

    2. A seguir ao termo, deve ser registado o seu significado com a identificação da fonte de onde foi extraído. 

    3. Depois do significado, será dado um exemplo, frase ou pequeno texto, onde o termo seja utilizado. Se o exemplo for retirado de um livro ou sítio na Internet, deve ser indicada a respetiva fonte.

    4. No final da entrada, o autor do registo deve indicar o nome, o ano e a turma que frequenta.

  • Pré-Teste

  • Topic 3