Projeto e ação de formação da APP na Casa Pia de Lisboa com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian
O projeto de investigação-ação “Texto, gramática e ensino do Português”, da APP, esteve em desenvolvimento no terreno, ao longo do ano letivo de 2014-2015. Foi concebido em março de 2014, tendo o seu desenho e fase preparatória de aplicação sido concretizados até outubro do mesmo ano.
Recebeu financiamento da Fundação C. Gulbenkian, colaborando como parceiros a Casa Pia de Lisboa, a Confederação Nacional de Educação e Formação (CNEF) e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP).
Este projeto foi desenhado no contexto da formação contínua de professores e de situações de insucesso escolar de alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos do Ensino Básico, nas provas finais de avaliação externa de Português. Nessas provas, os critérios de classificação da expressão escrita incidem explicitamente sobre questões de coesão e coerência textuais, mas os estudos têm provado que estes parâmetros da textualidade, enquanto propriedades configuradoras dos textos-discursos nos modos oral e escrito, não são objeto de ensino explícito na prática pedagógica de muitos professores.
O trabalho em desenvolvimento no terreno contemplou uma oficina com 38 horas de formação presencial, 38 horas de trabalho autónomo e supervisão em sala de aula com vista a uma experimentação de metodologias inovadoras de trabalho. Envolveu uma fase de avaliação diagnóstico, um momento de avaliação intercalar e uma fase de avaliação final. A avaliação assentou na aplicação de instrumentos de natureza quantitativa e qualitativa, pensados em torno dos atores, do processo e dos resultados e produtos.
O projeto esteve alojado no sítio appform.pt, que integrou a utilização da plataforma Moodle por todos os participantes, para acesso ao fórum, consulta e utilização de materiais, realização de atividades interativas, correio interno e notícias. No appform.pt foram publicados todos os materiais produzidos, os documentos de consulta e de avaliação. No termo do desenvolvimento do projeto, os recursos consultados e produzidos estão disponíveis em acesso livre no e-book alojado no presente endereço da APP.
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Pretende-se que os materiais produzidos possam ser replicados de forma alargada no Ensino Básico.