Índice 1. Manual de apoio à Formação 2. Aspetos globais e opções didáticas do projeto 2.1. Objetivos, conteúdos e metodologia da oficina de formação 2.2. A sequência didática como estratégia pedagógica 2.3. Supervisão pedagógica 2.4. A mais valia dos ambientes virtuais de aprendizagem 3. Gramática da frase e do texto 3.1. Conceitos básicos 3.2. Atividade: Retomar Antecedente 1.º e 2º ciclos 3.3. Atividade: Classificar verbos – sintaxe e semântica 3.4. Funções sintáticas; Sujeito nulo 3.5. Atividades no Moodle 4. Leitura 4.1. Estratégias de leitura; Olhar a avaliação e melhorar o ensino: 1– 2– 3 4.2. Do que estamos a falar quando falamos de inferências?: 1 – 2 – 3 - 4 4.3. Atividades de leitura: Silhuetas; Palavras pontilhadas; De Arzila a Tânger; Processamento sintático; Chaves contextuais: 1 - 2 4.4. Sequência didática: Os textos ao redor do livro 4.5. Sequência didática: Duna, um percurso de leitura 5. Escrita 5.1. As palavras que vão surgir sabem de nós o que não sabemos delas 5.2. Sequência didática: Escritos de acaso e regras 5.3. Sequência didática: Escrever 10 mil milhões de poemas 5.4. A escrita nos testes de diagnóstico: alguns problemas, algumas sugestões 6. Oralidade 6.1. Sequência didática: Autorretratos 6.2. Sequência didática: Textos em círculo 6.3. Sequência didática: Jogo da notícia 6.4. Atividade: Variações prosódicas 6.5. Exercitar propriedades prosódicas 6.6. Grelhas de observação de apresentação oral: 1º ciclo; 2º e 3º ciclos 6. 7. Grelhas de observação de leitura oral e recitação: 1º e 2º ciclos; 3º ciclo 7. Propriedades do texto: instrumentos para avaliação e treino 7.1. Testes de diagnóstico 7.2. Fichas de Trabalho 8. Recursos 8.1. Bibliografia 8.2. Dicionário terminológico, 2008 (DT); versão em pdf 8.3. GramáTICa.pt 8.4. Exemplos de Planificação de Sequências didáticas 9. Alguns materiais didáticos produzidos em trabalho autónomo Equipa responsável Moodle da Appform Guia