Índice

1. Manual de apoio à Formação 

2. Aspetos globais e opções didáticas do projeto

2.1. Objetivos, conteúdos e metodologia da oficina de formação
2.2. A sequência didática como estratégia pedagógica
2.3. Supervisão pedagógica
2.4. A mais valia dos ambientes virtuais de aprendizagem

3. Gramática da frase e do texto

3.1. Conceitos básicos
3.2. Atividade: Retomar Antecedente 1.º e 2º ciclos
3.3. Atividade: Classificar verbos – sintaxe e semântica
3.4. Funções sintáticas; Sujeito nulo
3.5. Atividades no Moodle

4. Leitura

4.1. Estratégias de leitura; Olhar a avaliação e melhorar o ensino: 123
4.2. Do que estamos a falar quando falamos de inferências?: 123 - 4
4.3. Atividades de leitura: Silhuetas; Palavras pontilhadas; De Arzila a Tânger; Processamento sintático; Chaves contextuais: 1 - 2
4.4. Sequência didática: Os textos ao redor do livro
4.5. Sequência didática: Duna, um percurso de leitura

5. Escrita

5.1. As palavras que vão surgir sabem de nós o que não sabemos delas
5.2. Sequência didática: Escritos de acaso e regras
5.3. Sequência didática:  Escrever 10 mil milhões de poemas
5.4. A escrita nos testes de diagnóstico: alguns problemas, algumas sugestões

6. Oralidade

6.1. Sequência didática: Autorretratos
6.2. Sequência didática: Textos em círculo
6.3. Sequência didática: Jogo da notícia
6.4.  Atividade: Variações prosódicas
6.5.  Exercitar propriedades prosódicas
6.6. Grelhas de observação de apresentação oral: 1º ciclo; 2º e 3º ciclos
6. 7. Grelhas de observação de leitura oral e recitação:  1º e 2º ciclos; 3º ciclo

7. Propriedades do texto: instrumentos para avaliação e treino

7.1. Testes de diagnóstico
7.2. Fichas de Trabalho

8. Recursos

8.1. Bibliografia
8.2. Dicionário terminológico, 2008 (DT); versão em pdf
8.3. GramáTICa.pt 
8.4. Exemplos de Planificação de Sequências didáticas 

9. Alguns materiais didáticos produzidos em trabalho autónomo

Equipa responsável

 

Moodle da Appform

816_simbol_moodle

 

Guia