ALGUNS EXEMPLOS 

 Os materiais didáticos aqui apresentados foram construídos pelos formandos nas sessões não presenciais da oficina de formação, entre março e julho de 2015. Alguns deles são adaptações de trabalhos realizados em grupo e, no geral, seguem o modelo de planificação da sequência didática (SD). Têm como domínios/competências foco a escrita, a leitura ou a oralidade e procuram constituir-se como pontos de apoio para o trabalho com os alunos dos três ciclos do Ensino Básico,  sobre aspetos da coesão e coerência textuais, que relevam do conhecimento instrumental da gramática e do conhecimento explícito da língua. Uma das características da SD é a de apresentar um título sugestivo que  fornece de imediato a ideia do tema que vai ser desenvolvido ou lança pistas sobre ele.

No planeamento de cada sequência didática, procura-se que as atividades funcionem enquanto experiências de aprendizagem, treino e avaliação de descritores de desempenho selecionados nos documentos de referência – Metas e Programa – e  tem-se em conta os conhecimentos prévios dos alunos. A SD é habitualmente composta por uma apresentação geral, um roteiro ou guião para o professor, com a seleção dos descritores de desempenho e conteúdos associados que serão abordados e a descrição das atividades a desenvolver com os alunos. A SD  pode ainda integrar fichas de trabalho e grelhas de avaliação para utilização direta em sala de aula, sendo as questões incluídas nas fichas habitualmente acompanhadas dos cenários de resposta.

Sequências didáticas para o 3.º ciclo: (i) A falar nem sempre nos entendemos; (ii) O meu bairro

Sequências didáticas para o 2.º ciclo: (i) Ir ou não ir, eis a questão!; (ii) O fantástico mundo de Alice

Sequências didáticas para o 1.º ciclo: (i) Para ir além do medo… descrever o Cuquedo; (ii) Como preparar…um convite (iii) Histórias baralhadas