Associação de Professores de Português

Disciplinas disponíveis

"Enquanto parâmetros da textualidade, a coesão e a coerência são propriedades configuradoras dos textos/discursos nos modos oral e escrito, e estão presentes, nos documentos legais de referência para o ensino do Português, nos três ciclos do Ensino Básico. Contudo, os estudos têm provado que estes conteúdos não são objeto de ensino explícito na prática pedagógica de muitos professores. "

Aprender e ensinar português: observar, refletir, intervir

Aprofundar em sala de aula o domínio de questões de coesão e coerência textual através da utilização de um dispositivo de supervisão. 

"Todo o processo de ensino e aprendizagem implica necessariamente a avaliação das aprendizagens, atividade que os professores de todas as disciplinas realizam de modo sistemático. O desenho, a construção, a aplicação, a organização dos dados e a sua interpretação com fins avaliativos e/ou classificativos são tarefas que o professor não pode dispensar numa atividade docente orientada para a qualidade das aprendizagens dos alunos."

Esta ação de formação insere-se no Plano de Atividades da Coordenação de Ensino de Português no Reino Unido e Ilhas do Canal (RUIC). Trata-se de uma Ação pensada para os novos programas do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), nomeadamente no que refere às assunções teóricas e aplicações práticas das metodologias consignadas por estes documentos.

"Enquanto parâmetros da textualidade, a coesão e a coerência são propriedades configuradoras dos textos/discursos nos modos oral e escrito, e estão presentes, nos documentos legais de referência para o ensino do Português, nos três ciclos do Ensino Básico. Contudo, os estudos têm provado que estes conteúdos não são objeto de ensino explícito na prática pedagógica de muitos professores. "

"Enquanto parâmetros da textualidade, a coesão e a coerência são propriedades configuradoras dos textos/discursos nos modos oral e escrito, e estão presentes, nos documentos legais de referência para o ensino do Português, nos três ciclos do Ensino Básico. Contudo, os estudos têm provado que estes conteúdos não são objeto de ensino explícito na prática pedagógica de muitos professores. "

Com este curso pretende-se proporcionar aos docentes uma reflexão sobre a conceção do conhecimento gramatical, a terminologia e organização desse conhecimento e as metodologias do ensino da gramática, tendo em conta a atividade letiva, as aprendizagens dos alunos e os documentos de referência para o ensino do português, Dicionário terminológico (DT), Programa de Português  e Metas Curriculares do Ensino Básico.

Exercícios de comunicação oral, leitura, escrita e gramática.

Com este curso pretende-se proporcionar aos docentes uma reflexão sobre a conceção do conhecimento gramatical, a terminologia e organização desse conhecimento e as metodologias do ensino da gramática, tendo em conta a atividade letiva, as aprendizagens dos alunos e os documentos de referência para o ensino do português, Dicionário terminológico (DT), Programa de Português do Ensino Básico (PPEB) e Metas Curriculares (MC).

"Enquanto parâmetros da textualidade, a coesão e a coerência são propriedades configuradoras dos textos/discursos nos modos oral e escrito, e estão presentes, nos documentos legais de referência para o ensino do Português, nos três ciclos do Ensino Básico. Contudo, os estudos têm provado que estes conteúdos não são objeto de ensino explícito na prática pedagógica de muitos professores. "