Topic outline
1ª Sessão
A presentação da ação, dos formandos e dos formadores. A leitura e a escrita como parte essencial da cultura humana. Análise das orientações para a inclusão: garantindo o acesso a todos. O poder da palavra. O mediador na promoção da leitura recreativa (papel do educador, do professor, do bibliotecário municipal, do professor bibliotecário e da família).
2ª Sessão
Partilha dos textos narrativo em que estejam representadas outra(s) cultura(s) com o valor da inclusão.
Os conceitos de cidadania e de inclusão. Dimensões da Educação Inclusiva. As circunstâncias e diversidade de contextos/culturas. Conceito de literacia da leitura.
A leitura e a escrita como competências transversais.
As reflexões, a arte e as letras são promotoras da construção de uma cidadania ativa.
O mediador na promoção da leitura recreativa (papel do educador, do professor, do bibliotecário municipal, do PB e da família).
Sessão 3
Partilha da tarefa solicitada: enfoque nos diários. Leitura lúdica e leitura orientada que respondem à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. O papel das bibliotecas na criação de leitores e escreventes. Os momentos antes, durante e após a leitura e a escrita. As diferentes visões do mundo que busca a cidadania democrática global, os direitos humanos, a interculturalidade e a inclusão. Partilha de textos e outras formas de ler e contar: textos para ver, ouvir e reescrever.
Sessão 4
O perfil do leitor e a seleção de leituras que garantam o acesso universal a todos. Atividades de promoção da leitura: atividades de informação, lúdicas, responsabilizadoras e de aprofundamento que agilizem o direito de todas as crianças e alunos ao acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos. Seleção de fundo documental inclusivo para e exercícios de oralidade e reescrita.
Sessão 5
Apresentação do esboço do trabalho final.
Partilha de tarefas anteriores.
Sessão 6
Elaboração do trabalho final.
Conclusão da ação de formação. De 08.06.24 a 18.06.24.
Nota: os trabalhos devem evitar conter muitas imagens dado que a plataforma só aceite ficheiros até 1MB. Guardem e submetam em formato pdf.
Um abraço e um sorriso. Elsa e José