Fórum Trabalhos

Dúvida repentina

Dúvida repentina

by Justina Maria Santos Duarte Pereira Coutinho -
Number of replies: 5

Ao entregar o trabalho, pensei na informação que demos sobre os constutintes que podem desempenhar estas funções sintáticas e acho que está incompleta.

G preposicional e G adverbial - c. oblíquo

G preposicional, G adverbial e oração - modificador do GV

Creio que há orações substantivas relativas que podem desempemhar a função de c. oblíquo. Ex: Preciso de quem me ajude!

E, sendo assim, também temos de colocar as orações na informação inicial relativa ao C. Oblíquo.

In reply to Justina Maria Santos Duarte Pereira Coutinho

Re: Dúvida repentina

by Luís Filipe Redes -

Olá,

Vou estudar melhor o caso das orações substantivas relativas, mas, à partida, por serem substantivas, devem desempenhar funções nominais como sujeito, complemento direto e predicativo do sujeito ou do complemento direto, não oblíquo.

Até breve

In reply to Luís Filipe Redes

by Luís Filipe Redes -

Olá,

Eu estou errado. De acordo com o Ciberdúvidas, o que importa é que desempenhe uma posição argumental, isto é, que responda ao verbo.

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/oracao-substantiva-relativa-vs-oracao-adjetiva-relativa/32534#

Acharia mais lógico que se dissesse que o complemento indireto ou oblíquo inclui uma oração substantiva e não que o é:

O professor ofereceu o livro a (quem fez o melhor trabalho).

A preposição "a" não desempenha qualquer função na oração substantiva.

Diria que a oração substantiva é um grupo nominal integrado num grupo preposicional.

Com efetiva função substantiva seria:

(Quem fez o melhor trabalho) recebeu o livro.

O António foi (quem fez o melhor trabalho).

É a minha opinião, por agora, apesar do Ciberdúvidas, que vou ler mais atentamente.

by Justina Maria Santos Duarte Pereira Coutinho -
Boa noite, Luís
Eu e a Maria José já conversámos e concluímos que se trata de um grupo preposicional - Preciso DE quem me esclareça! O que me confundiu é que tendemos a distinguir os grupo frásicos das orações.

by Luís Filipe Redes -

Excelente! 

Retomando a formulação do DT, de que as substantivas relativas "ocorrem em" e não  "desempenham a função de", talvez devamos concluir que entram em modificadores e em outros complementos noutros níveis da frase. Por exemplo, como complementos do nome:

"Ela pediu a ajuda de (quem tinha a obrigação de cumprir essa tarefa).

Re: Dúvida repentina || Novos contributos

by Filomena Viegas -
Boa tarde, colegas.

Venho trazer alguns contributos à reflexão sobre o vosso QUIZ e sobre a função sintática de complemento oblíquo.

Antes de mais, o vosso trabalho não precisa de que acrescentem na informação inicial que há orações com função sintática de complemento oblíquo. Na verdade, a definição de Complemento oblíquo no Dicionário Terminológico (DT2008) é muito próxima da vossa, como podem confirmar:
Complemento oblíquo
Complemento selecionado pelo verbo, que pode ter uma das seguintes formas:
- grupo preposicional que não é substituível pelo pronome pessoal na sua forma dativa ("lhe" / "lhes") (i-ii).
- grupo adverbial (iii).
- a coordenação de qualquer uma destas formas (por exemplo (iv)).
(i) O João foi [a Nova Iorque].
*O João foi-lhe.
(ii) O João gosta [de bolos].
*O João gosta-lhes.
(iii) O João mora [aqui].
(iv) O João vive [aqui ou em Lisboa]?

Além disso, uma vez que para a realização dos 10 exercícios do QUIZ que prepararam é suficiente a informação inicial que dão, acrescentar as orações substantivas e não as contemplar em nenhum dos exercícios vai confundir mais do que esclarecer quem responder ao QUIZ .

Sobre se as orações subordinadas substantivas relativas podem desempenhar a função sintática de complemento oblíquo, é a própria definição que encontramos no DT que o confirma, como podem ler no texto explicativo e no exemplo (v), uma variante do vosso, que marquei a amarelo.

Oração subordinada substantiva relativa
Oração subordinada substantiva que é introduzida por pronomes relativos como os listados em (i) e que pode ocorrer no mesmo contexto em que ocorrem constituintes que desempenham as funções sintáticas de sujeito (ii), de complemento direto (iii), de complemento indireto (iv), de complemento oblíquo (v) e de modificador do grupo verbal (vi). As subordinadas substantivas relativas podem ser finitas ou não finitas, consoante o verbo se encontre numa forma verbal finita ou não finita.

Exemplos
(i) quem, o que, onde, quanto
(ii) [Quem vai ao mar] perde o lugar.
(iii) O Luís procura [quem o ajude na escola].
(iv) O Pedro pede dinheiro a [quem tiver].
(v) O avô precisa de [quem cuide dele].
(vi) Ela compra roupa [onde calha].
 (In DT 2008)

Um abraço e até breve.