Olá,
Chamo-me Elisabete Ladeiro Pires. Sou leitora de português no Instituto de Estudos Estrangeiros de Chongqing, na China. Chongqing é uma cidade no sudoeste da China com cerca de 18 milhões de habitantes. Os organismos portugueses mais próximos estão sediados em Pequim, Macau, Cantão, Hong Kong e Xangai.
Estou, neste momento, a lecionar as cadeiras de Literatura portuguesa, Leitura de Jornais em Português, Falar de Negócios em Português e Oralidade a alunos dos 2º, 3º 4ºanos assim como Práticas de Oralidade a alunos dos 2º e 3º anos. Os alunos são muito dinâmicos e interessados e já dominam a língua portuguesa. Os níveis de desempenho variam entre A2+ e B2.2, de acordo com o ano em que se encontram.
A minha inscrição na oficina de formação ficou a dever-se à vontade de adquirir conhecimentos e ferramentas práticas essenciais para aperfeiçoar o meu desempenho enquanto professora, desenvolver o meu conhecimento e desempenho profissional, melhorar a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem e participar ativamente na ensino e promoção da Língua portuguesa no mundo.
Espero uma oficina de formação com forte componente prática que me permita desenvolver as capacidades necessárias para poder desempenhar a minha função letiva da forma mais assertiva possível.
Elisabete