Os documentos apresentados refletem sobre a distinção entre os termos multiculturalismo, pluriculturalismo e interculturalismo.
Tradicionalmente, o multiculturalismo tem sido associado à ideia de sociedades, onde coexistem vários grupos étnico-culturais minoritários, nas quais prevalece um grupo dominante. Neste caso, os diferentes grupos étnicos não estabelecem relações entre si.
O conceito de pluriculturalismo incorpora as relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos-culturais que coexistem e interagem na sociedade, apesar de ainda não existir equidade. A estranheza e a incompreensão provocadas pelas interações entre diferentes grupos étnicos-culturais podem, no seu extremo, levar ao conflito e à violência.
O conceito de interculturalidade é apresentado como um mecanismo de promoção da comunicação e da interação positiva e justa entre os diferentes grupos culturais presentes na sociedade. Este termo não só abrange os grupos étnicos, como os geracionais ou linguísticos.
A evolução nos termos utilizados denota vontade de compreensão e respeito mútuo entre os diferentes grupos para além de uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma abordagem equitativa e inclusiva da diversidade cultural.