Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Nível de proficiência linguística

Nível de proficiência linguística

por Cecília Brandão -
Número de respostas: 1

Exercício 1 - O nível de proficiência é o B1. Os textos são simples e variados e as temáticas são de interesse geral. Espera-se que o aluno seja capaz de identificar o tema e a informação essencial de pequenos enunciados sobre assuntos do dia a dia. O aluno consegue selecionar a informação correta com base na sua compreensão do texto.   

Exercício 2 O nível de proficiência é o A2.  O aluno é capaz de compreender informações simples e breves que contenham vocabulário de uso frequente, como números e horários e termos internacionais como “hospital”. Neste nível, o aluno já adquiriu as competências linguísticas para compreender informações básicas ao nível da vida em sociedade/comunidade. 

Exercício 3 – O nível de proficiência é o A1. O aluno consegue identificar palavras e expressões básicas em textos curtos e simples, facilitando a sua interpretação global. O recurso a imagens é uma estratégia facilitadora da compreensão.  

Exercício 4 – O nível de proficiência é o B1. O aluno deve ser capaz de compreender textos com objetivos simples (carta informal) sobre temáticas do seu interesse com um grau satisfatório de compreensão. Em textos claramente articulados, o aluno consegue acompanhar a linha de pensamento apresentada.

Em resposta a 'Cecília Brandão'

Re: Nível de proficiência linguística

por João Paulo Pereira -
Cara Cecília
Obrigado pela resposta.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2 (como refere e muito bem), pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1 (como refere também). Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”