Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Nível de proficiência Linguística - Quatro Exercícios

Nível de proficiência Linguística - Quatro Exercícios

por Rosângela Costa -
Número de respostas: 1

No exercício nº 1, os textos são curtos e objetivos, apresentam informações diretas que exigem do leitor a capacidade de identificar afirmações verdadeiras com base no sentido do texto. As perguntas não requerem uma análise profunda ou uma compreensão detalhada das entrelinhas, mas sim a habilidade de extrair informações explícitas dos textos apresentados. Este tipo de exercícios é adequado ao nível B1, que indica que o leitor é capaz de entender textos objetivos simples e identificar as conclusões principais de textos argumentativos claramente articulados.

Portanto, o exercício destina-se a avaliar as habilidades de leitura para obtenção de informações específicas e identificação de pontos principais típicas do nível B1 de proficiência linguística.

 

O exercício 2 parece estar num nível de proficiência que corresponde ao B2, dentro da área de "Leitura para Obter Informações e Argumentos".

No nível B2, o leitor é capaz de obter informações, ideias e opiniões de fontes especializadas dentro e fora de sua área de conhecimento. No exercício, são apresentadas informações sobre marcação de consultas num hospital, exigindo do leitor a capacidade de interpretar instruções específicas e detalhes sobre os procedimentos para marcar consultas nas diferentes especialidades médicas.

As perguntas requerem uma compreensão mais detalhada e exigem a capacidade de deduzir informações implícitas com base no texto fornecido. Por exemplo, a questão sobre a consulta de psiquiatria exige que o leitor identifique o horário específico para essa especialidade e determine se às 08h30 é um horário viável para marcar uma consulta com base nas informações fornecidas.

Além disso, a questão sobre os documentos necessários para a marcação de consulta exige que o leitor identifique e compreenda os requisitos mencionados no texto.

Portanto, devido à necessidade de uma compreensão mais detalhada e à interpretação de instruções específicas, o exercício parece estar mais relacionado com as habilidades de leitura típicas do nível B2 de proficiência linguística.

 

O exercício 3 parece estar direcionado para um nível de proficiência mais básico, correspondendo ao nível A1 ou A2, devido à sua natureza de associação direta entre elementos do diálogo e imagens simples.

A associação entre o diálogo e as imagens é direta e não requer uma compreensão profunda do texto. Cada pergunta pede ao leitor para identificar a correspondência mais óbvia entre uma parte do diálogo e uma imagem simples. Isso sugere que o exercício é mais adequado para um nível de proficiência mais básico, onde os leitores estão a familiarizar-se com o idioma e com as suas estruturas básicas.

 

O exercício 4 parece estar mais alinhado com habilidades de leitura de nível A2, especificamente na área de "Leitura para Obter Informações e Argumentos".

No nível A2, o leitor é capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples. Este exercício requer que o leitor faça correspondência entre frases do texto para formar afirmações verdadeiras. As frases e o contexto fornecido são relativamente simples, permitindo que o leitor identifique informações básicas e faça conexões simples entre elas.

Embora o exercício exija alguma capacidade de compreensão e associação de informações, penso que não requer uma análise profunda do texto ou a identificação de nuances sutis. O foco está em identificar informações explícitas e fazer correspondências diretas entre partes do texto.

Portanto, devido à natureza simples das instruções e das informações fornecidas, este exercício parece estar mais adequado às habilidades de leitura típicas do nível A2 de proficiência linguística.

Em resposta a 'Rosângela Costa'

Re: Nível de proficiência Linguística - Quatro Exercícios

por João Paulo Pereira -
Cara Rosângela,
Muito obrigado pela sua análise, que fundamenta à luz do Quadro.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1 (como muito bem refere). Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2, como também assinala (é um exercício aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”