No exercício nº 1, os textos são curtos e objetivos, apresentam informações diretas que exigem do leitor a capacidade de identificar afirmações verdadeiras com base no sentido do texto. As perguntas não requerem uma análise profunda ou uma compreensão detalhada das entrelinhas, mas sim a habilidade de extrair informações explícitas dos textos apresentados. Este tipo de exercícios é adequado ao nível B1, que indica que o leitor é capaz de entender textos objetivos simples e identificar as conclusões principais de textos argumentativos claramente articulados.
Portanto, o exercício destina-se a avaliar as habilidades de leitura para obtenção de informações específicas e identificação de pontos principais típicas do nível B1 de proficiência linguística.
O exercício 2 parece estar num nível de proficiência que corresponde ao B2, dentro da área de "Leitura para Obter Informações e Argumentos".
No nível B2, o leitor é capaz de obter informações, ideias e opiniões de fontes especializadas dentro e fora de sua área de conhecimento. No exercício, são apresentadas informações sobre marcação de consultas num hospital, exigindo do leitor a capacidade de interpretar instruções específicas e detalhes sobre os procedimentos para marcar consultas nas diferentes especialidades médicas.
As perguntas requerem uma compreensão mais detalhada e exigem a capacidade de deduzir informações implícitas com base no texto fornecido. Por exemplo, a questão sobre a consulta de psiquiatria exige que o leitor identifique o horário específico para essa especialidade e determine se às 08h30 é um horário viável para marcar uma consulta com base nas informações fornecidas.
Além disso, a questão sobre os documentos necessários para a marcação de consulta exige que o leitor identifique e compreenda os requisitos mencionados no texto.
Portanto, devido à necessidade de uma compreensão mais detalhada e à interpretação de instruções específicas, o exercício parece estar mais relacionado com as habilidades de leitura típicas do nível B2 de proficiência linguística.
O exercício 3 parece estar direcionado para um nível de proficiência mais básico, correspondendo ao nível A1 ou A2, devido à sua natureza de associação direta entre elementos do diálogo e imagens simples.
A associação entre o diálogo e as imagens é direta e não requer uma compreensão profunda do texto. Cada pergunta pede ao leitor para identificar a correspondência mais óbvia entre uma parte do diálogo e uma imagem simples. Isso sugere que o exercício é mais adequado para um nível de proficiência mais básico, onde os leitores estão a familiarizar-se com o idioma e com as suas estruturas básicas.
O exercício 4 parece estar mais alinhado com habilidades de leitura de nível A2, especificamente na área de "Leitura para Obter Informações e Argumentos".
No nível A2, o leitor é capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples. Este exercício requer que o leitor faça correspondência entre frases do texto para formar afirmações verdadeiras. As frases e o contexto fornecido são relativamente simples, permitindo que o leitor identifique informações básicas e faça conexões simples entre elas.
Embora o exercício exija alguma capacidade de compreensão e associação de informações, penso que não requer uma análise profunda do texto ou a identificação de nuances sutis. O foco está em identificar informações explícitas e fazer correspondências diretas entre partes do texto.
Portanto, devido à natureza simples das instruções e das informações fornecidas, este exercício parece estar mais adequado às habilidades de leitura típicas do nível A2 de proficiência linguística.