Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Exercícios 1,2,3 e 4 - Proficiência Linguística segundo o QECR

Exercícios 1,2,3 e 4 - Proficiência Linguística segundo o QECR

por Dulce Maria Pereira Marques -
Número de respostas: 1

Qual é o nível?

Exercício de análise de proficiência linguística de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

Exercício 1 – B1

Tendo em conta o assunto de cada um dos quatro textos – assuntos do quotidiano, área de interesse (viagens), trabalho e atualidade – bem como a construção frásica em que já se usam estruturas complexas, frases passivas, tempos verbais compostos, algumas expressões idiomáticas, tudo aponta para que este exercício seja mais adequado ao nível B1.

Exercício 2 – A2

Neste exercício, o aluno já é capaz de compreender o essencial de anúncios, mensagens simples sobre o trabalho ou o mundo envolvente, como é o caso dos serviços. Por exemplo, em PLA, estes conteúdos são trabalhados na última unidade de A2 (UFCD 6457 – Comunicação e vida em Sociedade).

Exercício 3 - A1 /

O diálogo em causa aborda assuntos relacionados com a cultura e o lazer, usando um vocabulário simples, de uso frequente, com estruturas frásicas simples, usando já o futuro com ir+ infinitivo. Também falam sobre os interesses pessoais. O exercício recorre a ajuda visual, próprio de um nível inicial de aprendizagem. Em PLA, por exemplo, tratar-se-ia da UFCD 6453 – Hábitos alimentares, Cultura e Lazer, isto é, a segunda unidade de aprendizagem.

Exercício 4 – B1

De acordo com este texto, o aprendente já é capaz de compreender descrições de sentimentos e acontecimentos ou experiências pessoais, tal como se verifica nesta carta em que relata as férias e as viagens, emitindo opiniões sobre as mesmas. Ainda sobre o texto, a articulação de ideias para completar o sentido da frase como se pede no exercício já se enquadra no nível B1, o que justifica a pontuação usada, a frase complexa – uso de subordinação  e coordenação, ao nível de escrita.

Em resposta a 'Dulce Maria Pereira Marques'

Re: Exercícios 1,2,3 e 4 - Proficiência Linguística segundo o QECR

por João Paulo Pereira -
Cara Dulce
Obrigado pela sua análise, que fundamenta à luz do Quadro.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2 - como muito bem refere -, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como também refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”