Qual é o nível?
Exercício de análise de proficiência linguística de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
Exercício 1 – B1
Tendo em conta o assunto de cada um dos quatro textos – assuntos do quotidiano, área de interesse (viagens), trabalho e atualidade – bem como a construção frásica em que já se usam estruturas complexas, frases passivas, tempos verbais compostos, algumas expressões idiomáticas, tudo aponta para que este exercício seja mais adequado ao nível B1.
Exercício 2 – A2
Neste exercício, o aluno já é capaz de compreender o essencial de anúncios, mensagens simples sobre o trabalho ou o mundo envolvente, como é o caso dos serviços. Por exemplo, em PLA, estes conteúdos são trabalhados na última unidade de A2 (UFCD 6457 – Comunicação e vida em Sociedade).
Exercício 3 - A1 /
O diálogo em causa aborda assuntos relacionados com a cultura e o lazer, usando um vocabulário simples, de uso frequente, com estruturas frásicas simples, usando já o futuro com ir+ infinitivo. Também falam sobre os interesses pessoais. O exercício recorre a ajuda visual, próprio de um nível inicial de aprendizagem. Em PLA, por exemplo, tratar-se-ia da UFCD 6453 – Hábitos alimentares, Cultura e Lazer, isto é, a segunda unidade de aprendizagem.
Exercício 4 – B1
De acordo com este texto, o aprendente já é capaz de compreender descrições de sentimentos e acontecimentos ou experiências pessoais, tal como se verifica nesta carta em que relata as férias e as viagens, emitindo opiniões sobre as mesmas. Ainda sobre o texto, a articulação de ideias para completar o sentido da frase como se pede no exercício já se enquadra no nível B1, o que justifica a pontuação usada, a frase complexa – uso de subordinação e coordenação, ao nível de escrita.