Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Qual é o nível?

Qual é o nível?

por Ana Costa -
Número de respostas: 1

Exercício 1 - B1

Neste nível, o aluno deve ser capaz de ler textos objetivos simples sobre assuntos familiares e do quotidiano, com um grau satisfatório de compreensão. Portanto, este conjunto de pequenas notícias e os exercícios de escolha múltipla que as acompanham, exigindo a compreensão e seleção de informação concreta, enquadram-se no nível de proficiência indicado.

Exercício 2 – A2

O aluno é capaz de identificar informações específicas em material escrito correspondente a necessidades do quotidiano.  A presença de números, horários e o uso de vocábulos internacionais (“hospital” e nomes das especialidades médicas) facilitam a compreensão e a resolução do exercício V/F.

Exercício 3 – A1

Trata-se de um texto conversacional muito simples que reproduz uma situação do quotidiano. O recurso ao texto icónico é uma estratégia facilitadora da compreensão.

 

Exercício 4- B1

Neste nível de proficiência, espera-se que o aluno seja capaz de ler e compreender textos objetivos simples, como é o caso da carta informal, sobre temáticas do seu interesse, com um grau satisfatório de compreensão. O exercício de associação de elementos também é adequado a este nível.

Em resposta a 'Ana Costa'

Re: Qual é o nível?

por João Paulo Pereira -
Cara Ana Costa
Obrigado pela sua resposta, que fundamenta à luz do Quadro.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2 - como muito bem refere -, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como também refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”