Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

"Qual é o nível?"

"Qual é o nível?"

por Sara Meireles -
Número de respostas: 1

Texto 1 - Pelo tipo de informação veiculada, atendendo ao facto de ser um texto com notícias, acredito que seja correto inseri-lo no nível B1 ("É capaz de reconhecer questões significativas em artigos de jornal simples sobre assuntos que lhe são familiares").

Texto 2 - O texto recorre a linguagem específica da área da saúde e exige do leitor uma capacidade "de obter informações, ideias e opiniões de fontes altamente especializada". Por essa razão, penso tratar-se de um texto de nível B2 ("É capaz de obter informações, ideias e opiniões de fontes altamente especializadas").

Texto 3 - O texto é simples, o diálogo apresenta-se em frases curtas e conta com o apoio de suportes visuais, razões pelas quais considero que pertence ao nível A1 ("É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual").

Texto 4 - Apesar de a carta ser informal, apresenta uma estrutura com uma certa complexidade e uma elevada concentração de informação. Para além disso, as questões apresentadas exigem um conhecimento linguístico com alguma consistência, pelo que considero que se encaixa no nível A2 ("É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos").

Nota: Apesar de ter consultado o quadro disponibilizado várias vezes e de ter lido os textos propostos outras tantas, o exercício revelou-se difícil!

Em resposta a 'Sara Meireles'

Re: "Qual é o nível?"

por João Paulo Pereira -
Cara Sara
Obrigado pela sua análise, que fundamenta à luz do Quadro que, recorde-se, descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como muito bem refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2, como também refere (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”