Bom dia,
Aqui vai a minha reflexão quanto à identificação do nível de proficiência de cada um dos exercícios apresentados.
Exercício 1:
Apesar de a linguagem destas notícias apresentar já alguma complexidade de nível B1.1, a atividade de compreensão baseada num exercício de escolha múltipla parece relativamente fácil de realizar por se apoiar na compreensão de informações explícitas, pelo que considero que esta atividade se enquadra no nível A2 de proficiência.
Exercício 2:
Considerando a linguagem e a variedade da informação fornecida no aviso, o nível de proficiência parece ser A2. Embora o texto informativo contenha termos médicos específicos, instruções detalhadas sobre horários e marcação de consultas, locais e documentação necessária e advertências claras, a linguagem é bastante direta e não apresenta estruturas linguísticas muito complexas. Por outro lado, a atividade de compreensão baseada no texto é simples e o vocabulário acessível para o nível em questão.
Exercício 3:
Pelo diálogo apresentado, é possível considerar o nível A1 de proficiência. O diálogo é relativamente simples. As intenções e as razões são apresentadas de forma simples e direta, apesar de existir algum grau de complexidade nas frases que informam sobre os compromissos dos amigos. A atividade de compreensão é simples e recorre ao suporte visual.
Exercício 4:
Com base na simplicidade da linguagem e da estrutura desta carta, considero que o nível de proficiência está mais próximo do nível A2. Trata-se de uma carta informal entre amigas. A carta é simples, com uso limitado de estruturas gramaticais complexas e vocabulário básico.
Elisabete Pires