Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Qual é o nível?

Qual é o nível?

por Elisabete Pires -
Número de respostas: 1

Bom dia,

Aqui vai a minha reflexão quanto à identificação do nível de proficiência de cada um dos exercícios apresentados.

Exercício 1:

Apesar de a linguagem destas notícias apresentar já alguma complexidade de nível B1.1, a atividade de compreensão baseada num exercício de escolha múltipla parece relativamente fácil de realizar por se apoiar na compreensão de informações explícitas, pelo que considero que esta atividade se enquadra no nível A2 de proficiência.

Exercício 2:

Considerando a linguagem e a variedade da informação fornecida no aviso, o nível de proficiência parece ser A2. Embora o texto informativo contenha termos médicos específicos, instruções detalhadas sobre horários e marcação de consultas, locais e documentação necessária e advertências claras, a linguagem é bastante direta e não apresenta estruturas linguísticas muito complexas. Por outro lado, a atividade de compreensão baseada no texto é simples e o vocabulário acessível para o nível em questão.

Exercício 3:

Pelo diálogo apresentado, é possível considerar o nível A1 de proficiência. O diálogo é relativamente simples.  As intenções e as razões são apresentadas de forma simples e direta, apesar de existir algum grau de complexidade nas frases que informam sobre os compromissos dos amigos. A atividade de compreensão é simples e recorre ao suporte visual. 

Exercício 4:

Com base na simplicidade da linguagem e da estrutura desta carta, considero que o nível de proficiência está mais próximo do nível A2. Trata-se de uma carta informal entre amigas. A carta é simples, com uso limitado de estruturas gramaticais complexas e vocabulário básico. 

Elisabete Pires

Em resposta a 'Elisabete Pires'

Re: Qual é o nível?

por João Paulo Pereira -
Cara Elisabete
Obrigado pela sua análise. Recorde-se que o Quadro descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso e é, por isso, um instrumento precioso para o trabalho do Professor a vários níveis (como para a criação de materiais didáticos).
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2 - como muito bem refere -, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2, como também muito bem assinala (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”