Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Nível de proficiência linguística dos quatro exercícios na compreensão da leitura.

Nível de proficiência linguística dos quatro exercícios na compreensão da leitura.

por Virgínia Gomes -
Número de respostas: 3
  • Relativamente ao Exercício 1,

Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se com o nível de proficiência B1, porque o aprendente já é capaz de ler e compreender o texto, numa visão global, por ter objetivos simples, neste caso informativos, sendo notícias com uma linguagem simples e objetivamente descritiva sobre o tempo atmosférico, tratando-se de um assunto de interesse geral. O aprendente já tem um grau satisfatório de compreensão de estruturas frásicas simples, porque já detém conhecimento de um vocabulário já com uma vertente técnica, embora simples e já interpreta e reconhece o sentido do vocabulário utilizado e o sentido das estruturas frásicas e discursivas.

No descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência B1, porque o aprendente é capaz de reconhecer questões significativas em artigos de jornal simples sobre assuntos que lhe são familiares. Neste caso, o aprendente já tem de possuir alguma capacidade e conhecimento de vocabulário e da estruturação sintática para identificar, reconhecer e compreender o teor das informações e dos argumentos simples.

 

  • Relativamente ao Exercício 2,

Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se o nível de proficiência A1, porque o aprendente é capaz de entender apenas textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando, neste caso nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário. Neste exemplo, denota-se que o aprendente apenas tem conhecimento de vocabulário básico de iniciação, como se se tratasse de um primeiro contacto com a Língua portuguesa, detém conhecimento de vocabulário do qual necessita, sobretudo relativo a ações e informações essenciais do quotidiano.

No descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência A2, porque o aprendente embora detenha um vocabulário de base já é capaz de identificar informações específicas, neste caso num documento informativo escrito de forma muito simples de aviso de marcação de consultas, uma situação do quotidiano que necessita mesmo de ter conhecimento e de conhecer o vocabulário associado.

 

  • Relativamente ao Exercício 3,

Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se o nível de proficiência A2, porque o aprendente já é capaz de pelo menos entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho.

Neste diálogo, o aprendente tem de dominar algum vocabulário sobretudo derivado do contacto e proximidade de e entre falantes, tem de conhecer vocabulário simples e básico coadunado com situações do quotidiano, familiares que identifica, ouve e lê com alguma facilidade.

Na minha perspetiva, no descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência A1, sendo que o aprendente consegue ficar com uma ideia do conteúdo informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual facilitando-lhe a compreensão global, embora ainda tenha dificuldade em identificar e explicar eficazmente a parte argumentativa das informações.

 

  • Relativamente ao Exercício 4,

Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se o nível de proficiência B1, o aprendente já é capaz de ler textos com objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão geral. Neste caso conhece vocabulário que lhe permite compreender pequenas estruturas frásicas discursivas onde consegue apreender o sentido global e identificar sobretudo expressões e marcas do género textual, neste caso uma correspondência entre falantes, por carta.

No descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência A2, uma vez que o aprendente já é capaz de identificar algumas informações específicas em material escrito muito simples que encontra, neste exemplo, numa carta onde consegue compreender alguma descrição e narração de alguns acontecimentos.

Em resposta a 'Virgínia Gomes'

Re: Nível de proficiência linguística dos quatro exercícios na compreensão da leitura.

por João Paulo Pereira -
Olá, Virgínia!
É mais difícil do que parece fazer a análise de exercícios à luz dos descritores do Quadro e identificar o nível respetivo. Aqui a ideia era ver os descritores de várias escalas referentes à compreensão da leitura e enquadrar cada exercício num nível de proficiência linguística, tendo em conta o que se espera que o aluno seja capaz de fazer em termos comunicativos (e não atribuir o nível de acordo com cada um dos descritores). Ainda assim, aproximaste-te (e até acertaste nalguns casos) dos níveis a que pertencem os exercícios.
Deixo-te aqui a minha análise:
- Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos";
- Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos”;
- Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”;
- Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Em resposta a 'João Paulo Pereira'

Re: Nível de proficiência linguística dos quatro exercícios na compreensão da leitura.

por Virgínia Gomes -
Olá João!
De facto, confesso que tive alguma dificuldade em fazer esta tarefa que parecia fácil.
Muito Obrigada pelo feedback.
Se bem compreendi, eu tinha então de atribuir um nível ao exercício no geral que poderia ser aplicado a um aprendente que tivesse um determinado nível de conhecimentos para executar o exercício, no que fosse capaz de fazer? Tinha de ter em conta como é que o exercício iria ser trabalhado e a que tipo de aprendente em termos de conhecimento iria ser aplicado?
Só queria entender melhor no que falhei para além de ter feito classificação por descritores o que não era suposto fazer. Fiquei um pouco confusa. Lá está, o que é fácil revela-se sempre mais complexo, o que é um paradoxo, mas acontece tanto e eu que costumo ser muito teórica. Diz-me o que devo melhorar. Ainda por cima tenho estado doente, mas vou fazendo pelo melhor, pois quero aprender mais e esta área revela-se tão interessante e importante.
De resto, entendi perfeitamente a tua análise.
Obrigada pela atenção, cuidado e esclarecimento.
Em resposta a 'Virgínia Gomes'

Re: Nível de proficiência linguística dos quatro exercícios na compreensão da leitura.

por João Paulo Pereira -
Olá, Virgínia!
É isso mesmo. O processo de ensino e aprendizagem, na abordagem comunicativa, tem como base o aluno e é virado para ação (comunicação). Há vários domínios de atuação (público, privado, educativo, profissional) e escalas para as várias competências (compreensão da leitura, do oral, etc.) e também para aspetos sociolinguísticos, pragmáticos e estratégicos (o conhecimento de uma língua não se limita apenas ao sistema linguístico, mas também a aspetos extralinguísticos (como as formas de tratamento, por exemplo)). Espero ter sido claro.