- Relativamente ao Exercício 1,
Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se com o nível de proficiência B1, porque o aprendente já é capaz de ler e compreender o texto, numa visão global, por ter objetivos simples, neste caso informativos, sendo notícias com uma linguagem simples e objetivamente descritiva sobre o tempo atmosférico, tratando-se de um assunto de interesse geral. O aprendente já tem um grau satisfatório de compreensão de estruturas frásicas simples, porque já detém conhecimento de um vocabulário já com uma vertente técnica, embora simples e já interpreta e reconhece o sentido do vocabulário utilizado e o sentido das estruturas frásicas e discursivas.
No descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência B1, porque o aprendente é capaz de reconhecer questões significativas em artigos de jornal simples sobre assuntos que lhe são familiares. Neste caso, o aprendente já tem de possuir alguma capacidade e conhecimento de vocabulário e da estruturação sintática para identificar, reconhecer e compreender o teor das informações e dos argumentos simples.
- Relativamente ao Exercício 2,
Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se o nível de proficiência A1, porque o aprendente é capaz de entender apenas textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando, neste caso nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário. Neste exemplo, denota-se que o aprendente apenas tem conhecimento de vocabulário básico de iniciação, como se se tratasse de um primeiro contacto com a Língua portuguesa, detém conhecimento de vocabulário do qual necessita, sobretudo relativo a ações e informações essenciais do quotidiano.
No descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência A2, porque o aprendente embora detenha um vocabulário de base já é capaz de identificar informações específicas, neste caso num documento informativo escrito de forma muito simples de aviso de marcação de consultas, uma situação do quotidiano que necessita mesmo de ter conhecimento e de conhecer o vocabulário associado.
- Relativamente ao Exercício 3,
Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se o nível de proficiência A2, porque o aprendente já é capaz de pelo menos entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho.
Neste diálogo, o aprendente tem de dominar algum vocabulário sobretudo derivado do contacto e proximidade de e entre falantes, tem de conhecer vocabulário simples e básico coadunado com situações do quotidiano, familiares que identifica, ouve e lê com alguma facilidade.
Na minha perspetiva, no descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência A1, sendo que o aprendente consegue ficar com uma ideia do conteúdo informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual facilitando-lhe a compreensão global, embora ainda tenha dificuldade em identificar e explicar eficazmente a parte argumentativa das informações.
- Relativamente ao Exercício 4,
Na minha perspetiva, no descritor “Compreensão na leitura geral” pode classificar-se o nível de proficiência B1, o aprendente já é capaz de ler textos com objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão geral. Neste caso conhece vocabulário que lhe permite compreender pequenas estruturas frásicas discursivas onde consegue apreender o sentido global e identificar sobretudo expressões e marcas do género textual, neste caso uma correspondência entre falantes, por carta.
No descritor “Leitura para obter informações e argumentos” pode classificar-se o nível de proficiência A2, uma vez que o aprendente já é capaz de identificar algumas informações específicas em material escrito muito simples que encontra, neste exemplo, numa carta onde consegue compreender alguma descrição e narração de alguns acontecimentos.