Olá, Virgínia!
É isso mesmo. O processo de ensino e aprendizagem, na abordagem comunicativa, tem como base o aluno e é virado para ação (comunicação). Há vários domínios de atuação (público, privado, educativo, profissional) e escalas para as várias competências (compreensão da leitura, do oral, etc.) e também para aspetos sociolinguísticos, pragmáticos e estratégicos (o conhecimento de uma língua não se limita apenas ao sistema linguístico, mas também a aspetos extralinguísticos (como as formas de tratamento, por exemplo)). Espero ter sido claro.
É isso mesmo. O processo de ensino e aprendizagem, na abordagem comunicativa, tem como base o aluno e é virado para ação (comunicação). Há vários domínios de atuação (público, privado, educativo, profissional) e escalas para as várias competências (compreensão da leitura, do oral, etc.) e também para aspetos sociolinguísticos, pragmáticos e estratégicos (o conhecimento de uma língua não se limita apenas ao sistema linguístico, mas também a aspetos extralinguísticos (como as formas de tratamento, por exemplo)). Espero ter sido claro.