Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Qual é o nível?

Qual é o nível?

by Maria João Simões Alves -
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Exercício 1 - B1 - "É capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão." É capaz de reconhecer questões significativas em artigos de jornal simples sobre assuntos que lhe são familiares." Perante o enunciado apresentado, consegue selecionar a informação relevante para escolher corretamente a hipótese certa.

Exercício 2 - A2 - "É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos." "É capaz de entender textos simples e curtos que contenham vocabulário muito frequente, incluindo uma certa proporção de vocábulos internacionais." Analisando a informação emanada pelo ministério da saúde, consegue identificar informações específicas relacionadas com as consultas para identificar as afirmações como verdadeiras ou falsas.

Exercício 3 - A1 - "É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário." "É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual." Analisando um diálogo simples, com vocabulário do quotidiano, é possível acertar na resposta, recorrendo à pista visual (associação da palavra - imagem).

Exercício 4 - A2 - "É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos." É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho." Consegue ler uma carta proveniente de alguém que o conhece e escreve de forma clara e objetiva. Posteriormente faz a associação de ideias simples para construir uma frase complexa.

 

 



In reply to Maria João Simões Alves

Re: Qual é o nível?

by João Paulo Pereira -
Cara Maria João
Obrigado pela sua análise - que faz no geral muito bem -, fundamentada à luz do Quadro que, recorde-se, descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso. É, por isso, um instrumento precioso para o trabalho do Professor a vários níveis (como para a criação de materiais didáticos).
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, como muito bem refere, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, também como diz e analisa muito bem. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo, também como aponta, no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”