O documento "Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo", publicado pela Direção-Geral de Educação em janeiro de 2024, reveste-se de uma importância significativa na medida é um importante auxílio para a inclusão dos alunos migrantes no meio educativo. Na verdade, destaca a importância de promover a equidade no sistema educativo, apontando para a importância de um desenvolvimento não apenas no domínio académico mas também social. O documento apresentado espelha também preocupação no que concerne a formação de professores e a capacitação das escolas, de forma a permitir dar resposta às necessidades dos grupos migratórios. De referir que uma integração orientada e equilibrada reflete-se, a longo prazo, numa sociedade positiva.
Este documento é fundamental para promover a inclusão doa alunos migrantes no entanto, ainda que a teorização seja importante, penso que entre a teoria e a prática ainda há um longo percurso a percorrer, pois as escolas encontram-se ainda a trilhar o seu caminho nesta área. Urge sensibilizar não apenas a comunidade escolar mas também a extra escolar. As escolas debatem-se não apenas com o problema da falta de recursos humanos mas também com a falta de formação por parte de docentes e não docentes. Penso que a escola tem um papel importante a desempenhar nesta integração mas não deverá recair sobre ela todas as tarefas, a comunidade terá obrigatoriamente que assumir a sua função integradora, o que vai ao encontro das orientações do documento.
Concluindo, as orientações apresentadas no documento são pertinentes e sem um suporte válido não seria nunca possível traçar um percurso que conceba a inclusão de forma sã.