Uma vez que não tenho quase nenhuma experiência em PLNM e nenhuma mesmo em PLA, torna-se difícil fazer sugestões.
Assim, optei por esperar pela Jornada "Variação linguística, educação e cidadania", uma organização conjunta entre a APP e a APL, que teve lugar no dia 3 de junho na FLUL, de modo a poder dar a esta participação alguma pertinência.
Neste contexto, deixo a referência à obra Ensinar Português Língua de Herança como Língua Pluricêntrica de Isabel Duarte et al. , que apresenta diferentes propostas didáticas por países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.
https://doi.org/10.21747/978-989-9082-81-6/ens
Outra sugestão é a tese de mestrado de Catarina Rosa, intitulada Promoção da consciência para a variação linguística nas aulas de língua materna e estrangeira. Esta apresenta algumas propostas que podem ser rentabilizadas para o trabalho sobre o português.
https://run.unl.pt/bitstream/10362/159279/1/Relat%c3%b3rio%20PES%20Catarina%20Rosa%20FINAL.pdf
Finalmente, e porque pertenço a uma escola com 1.º ciclo, deixo uma última referência, com a qual nunca trabalhei, mas que me parece poder ser adequada aos primeiros anos de escolaridade.
https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/sabes-cantar-sabes-falar-nivel-a1/23181894