Fórum de apresentação

Filomena Viegas - andorinha, Hirundina

Filomena Viegas - andorinha, Hirundina

por Filomena Viegas -
Número de respostas: 0

Sou a Filomena Viegas, formadora, aposentada e voluntária na APP, que só trabalha diretamente com alunos, principalmente com os do 2.º CEB, em atividades do projeto Ler Consigo, da APP (Visitar aqui: https://app.pt/projeto-ler-consigo-edicao-2025/ e, mais especificamente, aqui.)

Se eu fosse um andorinha, seria a Hirundina, porque voaria/voava até muito longe com a sua capacidade celestial, e iria conhecer outros seres, num outro planeta,  numa outra galáxia, onde o sentido de humor fosse praticado desde a infância. Depois voltaria ao lugar de onde tinha partido e seria capaz de rir mais vezes de mim própria.

Notas:

(1)  As oito personagens que usámos no jogo de apresentação pertencem ao recurso educativo A vida das palavras, jogo de cartas ilustradas para contar histórias, editado pela APP, em 2023. A informação completa sobre este recurso encontra-se aqui: https://avidadaspalavras.pt/

(2) O livro de Richard Zimler, Se eu fosse, de que vos falei ontem, parte da mesma estrutura sintática que usámos no nosso jogo de apresentação. No jogo, a regra era construir um pequenino texto composto por uma longa frase complexa com a seguinte estrutura: Se eu fosse... (no 1.º CEB, em vez de "oração condicional", podemos identificar com "a parte da frase com a condição para que a ideia principal se realize") com o verbo conjugado no imperfeito do modo conjuntivo; seria... (em vez de "oração principal", podemos identificar com "a parte da frase com a ideia principal", com o verbo conjugado no presente do modo condicional); porque... (em vez de "oração causal", podemos identificar com "a parte da frase com a causa ou a razão da ideia principal"), com o verbo conjugado no presente do modo condicional ou no imperfeito do modo indicativo.

Podem encontrar a informação sobre o livro de Richard Zimler aqui: https://www.bertrand.pt/livro/se-eu-fosse-richard-zimler/15898842.

(3) Ao escrever a minha apresentação com a estrutura  "Se eu fosse... seria... porque...", reformulada depois da nossa sessão de ontem, fui influenciada pela leitura do pequeno livro de Carlo Rovelli, Sete Breves Lições de Física, que vos aconselho a ler. 

(4) Juntei o fragmento "onde o sentido de humor fosse praticado desde a infância, e depois voltaria ao lugar de onde tinha partido e seria capaz de rir mais vezes de mim própria.", influenciada por estas palavras do Papa Francisco sobre o sentido de humor:

“O sentido de humor é um certificado de sanidade. Há mais de 40 anos que rezo a oração de Thomas Moore, para pedir sentido de humor.”
Adaptado de: Llorente, B. (Entrevistadora). (2022, 1 de julho). Entrevista exclusiva ao Papa Francisco [Vídeo]. Agência Télam. https://www.youtube.com/playlist?list=PLq_o4ZSLBexQm8RUFj0O6mZR-iHt_A5iu 

O ChatGPT deu-me esta parte da oração de Thomas Moore sobre o sentido de humor:

Dá-me uma boa digestão, Senhor, e também algo para digerir.
Dá-me um corpo saudável e o bom senso necessário para mantê-lo assim…
Dá-me uma alma santa, Senhor, que saiba guardar o que é bom e puro,
e que não se assuste diante do pecado, mas encontre o modo de recolocar as coisas em ordem.
Dá-me uma alma que não conheça o tédio, as murmurações, os suspiros e as lamúrias…
E não permitas que me preocupe excessivamente com essa coisa em mutação que é o meu “eu”.
Dá-me, Senhor, o sentido do humor.
Dá-me a graça de compreender uma piada.

(5) Tenham um bom dia e uma excelente semana. Não nos esqueçamos de exercitar o bom humor.