O meu nome é Margarida Carvalho e sou professora na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém. No presente ano letivo, tenho quatro turmas de 9º ano, às quais leciono a disciplina de Português.
Se eu fosse uma baleia, seria o Papageno. Admiro as baleias por serem mamíferos que vivem na imensidão do mar e acredito que, como eu, se sintam livres e despreocupadas quando viajam pelo largo oceano. A sua vida em comunidade e a sua extraordinária capacidade comunicativa lembram os professores, que se cumprem em dinâmicas de grupos heterógenos para oferecer e receber conhecimentos e experiências.
Se eu fosse uma baleia, seria o Papageno, não porque quisesse ser a caçadora de pássaros, ao serviço da Rainha da Noite da Flauta Mágica. Antes porque este nome me transporta para a música, um espaço de beleza, de evasão e de construção dos sonhos.