Boa noite.
Como pedido pela Filomena, partilho com todos os colegas o item 9. de um questionário sobre o poema "Desejos vãos", de Florbela Espanca (publicado no manual Fichas de Português 8.º ano, de Cláudia Reis, p. 46), e a resposta de dois alunos (da Teresinha e do Luís).
9. E tu, já alguma vez desejaste ser outro ser/elemento da Natureza/pessoa/coisa...? Partilha a tua ideia, apresentando, pelo menos, três razões que justifiquem o teu desejo.
Resposta da aluna (enviada pelo Teams): «Se eu pudesse ser um elemento da natureza ou um objeto, seria uma t-shirt, porque esta está sempre colada a nós, ou seja, não está sempre a ser pisada como uma pedra, vive momentos únicos com os amigos e a família dentro ou fora do país. Quem não quer viajar pelo mundo de graça?»
Resposta do aluno (enviada pelo Teams): «Apesar de parecer chocante, se eu fosse outro ser da natureza, gostava de ser uma preguiça. As preguiças ficam na sua vida sem chatear ninguém e não são criticadas, pois faz parte do comportamento desta espécie. Se fosse uma preguiça, podia ficar deitado a descansar o dia todo e nada me era pedido. E a vida seria mais fácil e simples para mim.»
Decidi publicar as respostas sem correções, porque refletirei com eles sobre o cumprimento da instrução e as diferentes respostas que deram, ainda que tenham usado a conjunção subordinativa condicional para introduzir a condição e outras conjunções ou a ausência destas para introduzir a justificação.
Observei também a vacilação entre o uso do condicional e do imperfeito na resposta do Luís. Poderei considerar ou convém manter a coerência do tempo verbal (condicional/condicional ("poderia"/"seria") ou pretérito imperfeito do indicativo/pretérito imperfeito do indicativo ("podia"/"era"))?
Vamos continuar a explorar as estruturas desta resposta depois das apresentações orais sobre análise de poemas.
Bom descanso e até amanhã.