Trabalhos

Eu, leitora e escritora. Breve história da minha literacia

Eu, leitora e escritora. Breve história da minha literacia

by Sónia Gomes -
Number of replies: 0

O meu nome é Sónia Gomes e sou, desde sempre, uma leitora entusiasta. A leitura ocupa um lugar importante na minha vida, seja por interesse pessoal, seja por exigência profissional. No entanto, apesar do meu gosto pela leitura e pela escrita, o meu percurso de literacia foi marcado por alguns desafios, levando-me a desenvolver estratégias pessoais de superação, assentes na persistência e na prática contínua. Esta exigência intensificou-se ao longo do meu percurso académico, iniciado na licenciatura em Matemática e Ciências Naturais, aprofundado no mestrado em Didática das Ciências e consolidado com a frequência de um doutoramento em Literatura e História Medieval. Este percurso reforçou a minha visão da leitura e da escrita como instrumentos essenciais de pensamento e de comunicação.

Ao longo deste percurso formativo diversificado, estive em contacto com múltiplos tipos de textos e procurei sempre transportar o meu gosto pela leitura para a sala de aula, mesmo quando lecionava exclusivamente Matemática. Sou professora há quase duas décadas, tendo lecionado maioritariamente nas áreas da Matemática e das Ciências, onde rapidamente percebi que muitas das dificuldades sentidas pelos alunos nessas áreas não se prendiam apenas com o domínio dos conteúdos matemáticos, mas com a incapacidade de interpretar corretamente os enunciados. Saber ler, compreender e interpretar é, de facto, fundamental em todas as áreas do currículo.

Apenas nos dois últimos anos leciono no 1.º ciclo. No ano letivo passado, desempenhei funções de professora de Português Língua Não Materna e, este ano assumo pela primeira vez, a titularidade de uma turma, passando a assumir a responsabilidade direta no ensino inicial da leitura e da escrita. A minha turma é mista, integrando alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos, com vários alunos estrangeiros e de PLNM, o que coloca desafios específicos ao nível da leitura, da interpretação e da escrita. As dificuldades que observo diariamente reforçam a minha convicção de que é necessário ensinar a ler de forma explícita e intencional. Esta formação surge, assim, como resposta a necessidades reais da minha prática pedagógica e como uma oportunidade de aprofundar estratégias que apoiem eficazmente os alunos, num contexto de turma mista e multicultural.