Trabalhos

Eu, leitora e escritora "Breve história da minha literacia"

Eu, leitora e escritora "Breve história da minha literacia"

by Ana Gabriela Costa -
Number of replies: 0

O meu nome é Ana Gabriela Costa, tenho 46 anos, sou casada, mãe de dois filhos adolescentes, o Duarte e o Tomás! Na nossa casa vive uma gatinha branca e preta, traquina e muito curiosa, que no ano do COVID, durante o período das aulas online, foi oferecida ao meu filho mais novo, o Duarte, pela sua professora do 1.º ciclo, vindo assim parar à nossa casa e encantou pequenos e graúdos. Nasci e vivi sempre em Castelo Branco, sendo professora há cerca de 23 anos.

Ao longo do meu percurso profissional, lecionei maioritariamente no 2.º ciclo, na variante de Matemática e Ciências Naturais, uma experiência muito rica que me permitiu desenvolver um olhar atento para a diversidade dos alunos e para as diferentes formas de aprender. No entanto, há cerca de quatro anos abracei um novo desafio: o 1.º ciclo, área onde atualmente exerço funções. Neste momento, leciono uma turma de 24 alunos do 2.º ano, na EB1 de Valverde, pertencente ao Agrupamento de Escolas do Fundão.

Na minha turma existem vários alunos com dificuldades ao nível da leitura e da escrita, alguns ainda a ler de forma silábica e a escrever com bastantes erros ortográficos. Esta realidade tem-me levado a refletir profundamente sobre as minhas práticas e a procurar estratégias mais eficazes e intencionais que permitam apoiar estes alunos, respeitando os seus ritmos e promovendo uma aprendizagem mais sólida e significativa. É precisamente neste contexto que surge a minha inscrição na formação “Aprender Mais – Estratégias de Leitura e Escrita”.

Relativamente à minha história enquanto leitora, posso dizer que o gosto pela leitura foi sendo construído de forma gradual. Comecei por leituras simples, muitas vezes incentivada pela escola e por alguns professores que marcaram o meu percurso, destacando-se, em especial, uma professora do ensino secundário, que teve um papel determinante nesse processo. A forma como estruturava as suas aulas, a maneira entusiasta e exigente com que apresentava os textos e a sua postura atenta e motivadora em sala de aula despertaram em mim um olhar diferente sobre a leitura. Com o tempo, fui descobrindo o prazer de ler para aprender, para compreender o mundo e também para me reencontrar comigo própria. Hoje reconheço a leitura como uma ferramenta essencial, não só no plano pessoal, mas também como base de todo o sucesso escolar, o que reforça a importância de ajudar os alunos a tornarem-se leitores competentes e confiantes desde cedo.

Ao inscrever-me nesta ação de formação, os meus objetivos principais passam por aprofundar conhecimentos sobre estratégias de promoção da leitura e da escrita, adquirir ferramentas práticas que possam ser aplicadas diretamente em sala de aula e melhorar a minha capacidade de intervenção junto dos alunos com maiores dificuldades. Pretendo também refletir sobre as minhas práticas, partilhar experiências com outros colegas e crescer profissionalmente nesta área tão central do 1.º ciclo.

As minhas expetativas em relação a esta formação são muito positivas. Espero sair daqui mais segura, mais consciente das diferentes abordagens possíveis e com um conjunto de estratégias que me permitam apoiar melhor os meus alunos, ajudando-os a evoluir não só como leitores e escritores, mas também mais autónomos e motivados.