Trabalhos

Eu, leitora e escritora - Breve história da minha literacia.

Eu, leitora e escritora - Breve história da minha literacia.

by Maria da Conceição Cordeiro -
Number of replies: 0

Olá a todos!

Chamo-me Conceição Cordeiro, tenho 62 anos, sou mãe de três filhos e vivo em Arruda dos Vinhos. Sou licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na faculdade de Letras de Lisboa. Sou professora desde os 25 anos, pertenço ao grupo 220 e tenho lecionado Português e Inglês, sendo que lecionei, por vezes, algumas disciplinas transversais, como Estudo Acompanhado, Área de Projeto e, mais recentemente, Cidadania e Oficina Criativa.   Dinamizei o projeto escolar para o segundo ciclo na escola onde lecionava, em 2018, “Projeto de leitura recreativa e escrita criativa”.

Neste momento, sou professora na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, situada na Póvoa de Santa Iria. Há cerca de quatro anos que não leciono a disciplina de Português, tendo atualmente quatro turmas de Inglês. Quando lecionava a disciplina de Português, adorava abordar os domínios da Educação literária e da Gramática, na sala de aula.

Sou ainda professora tutora de seis alunos com problemáticas diferenciadas. É neste apoio tutorial que tento ajudar os alunos nas várias disciplinas, a ultrapassar as suas dificuldades ao nível da compreensão e interpretação, no enriquecimento vocabular e ainda a nível de organização dos materiais, como os cadernos diários, assim como a nível emocional.

Inscrevi-me nesta ação não apenas por necessitar dos créditos para a progressão na carreira, mas também por sentir necessidade de me conectar novamente com estes dois domínios da disciplina de Português – a Leitura e a Escrita – na expectativa de adquirir estratégias diversificadas, eficazes e mais adequadas ao perfil dos meus tutorandos, auxiliando-os a desenvolver as suas competências linguísticas e a melhorar a compreensão e a expressão escrita, de forma a contribuir para o seu sucesso escolar.