Trabalhos

Eu, leitora e escritora - Breve história da minha literacia.

Eu, leitora e escritora - Breve história da minha literacia.

by Maria da Conceição Cordeiro -
Number of replies: 0

Olá a todos!

Chamo-me Conceição Cordeiro, tenho 62 anos, sou mãe de três filhos e vivo em Arruda dos Vinhos. Sou licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na faculdade de Letras de Lisboa. Sou professora desde os 25 anos, pertenço ao grupo 220 e tenho lecionado Português e Inglês, sendo que lecionei, por vezes, algumas disciplinas transversais, como Estudo Acompanhado, Área de Projeto e, mais recentemente, Cidadania e Oficina Criativa.   Dinamizei o projeto escolar para o segundo ciclo na escola onde lecionava, em 2018, “Projeto de leitura recreativa e escrita criativa”.

Neste momento, sou professora na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, situada na Póvoa de Santa Iria. Há cerca de quatro anos que não leciono a disciplina de Português, tendo atualmente quatro turmas de Inglês. Quando lecionava a disciplina de Português, adorava abordar os domínios da Educação literária e da Gramática, na sala de aula.

Sou ainda professora tutora de seis alunos com problemáticas diferenciadas. É neste apoio tutorial que tento ajudar os alunos nas várias disciplinas, a ultrapassar as suas dificuldades ao nível da compreensão e interpretação, no enriquecimento vocabular e ainda a nível de organização dos materiais, como os cadernos diários, assim como a nível emocional.

Inscrevi-me nesta ação não apenas por necessitar dos créditos para a progressão na carreira, mas também por sentir necessidade de me conectar novamente com estes dois domínios da disciplina de Português – a Leitura e a Escrita – na expectativa de adquirir estratégias diversificadas, eficazes e mais adequadas ao perfil dos meus tutorandos, auxiliando-os a desenvolver as suas competências linguísticas e a melhorar a compreensão e a expressão escrita, de forma a contribuir para o seu sucesso escolar.

A minha jornada com a literacia começou em casa e não na escola. A minha avó, sendo explicadora, recebia em casa grupos grandes de alunos e lá estava eu sempre a absorver e a aprender. Lembro-me de aprender a tabuada a cantar e a ler através de um pedaço de papel com um buraco no centro, onde apenas cabia uma sílaba. Quando entrei para a escola primária já sabia ler, escrever sem erros ortográficos e contar ou recitar a tabuada.

Na minha infância, adorava jogos “tradicionais”, como a “Macaca”, “Macaquinho Chinês”, “Lencinho”, “Apanhada”, entre outros, e brincar “às lojas” com os amigos. Aos fins de semana adorava sentar-me junto ao rádio e ouvir o conto da semana, contado apenas por um narrador, mas com todo um aparato musical que despertava o suspense e a curiosidade. A minha primeira coleção de livros foram os contos tradicionais, que no meu tempo era composta por mais de quarenta livrinhos, mais ou menos do tamanho de uma carta de baralho, cada um com um conto diferente.

Na adolescência, para além de gostar de ler vários estilos de literatura, transcrevia, por diversão, letras de canções inglesas e francesas e traduzia-as para português. Também para aumentar o meu léxico vocabular, utilizava textos dos três idiomas para fazer traduções e retroversões, com o auxílio pontual do dicionário.

Estes hábitos foram desenvolvendo o meu interesse pela área de Línguas e Literaturas, motivo pelo qual a segui no ensino superior. Nesta altura, recordo-me com carinho de algumas obras, como por exemplo “O Conde de Monte Cristo”, “O Monte dos Vendavais”, “Anna Karenina” entre outros e, mais recentemente, ”A eterna demanda”, obras essas, que para mim, são uma referência.

Atualmente, fascina-me tudo sobre Medicinas Alternativas, a Natureza, e tudo o que ela nos pode oferecer.

Estou aqui enquanto leitora e escritora em construção para partilhar experiências e aprender convosco novas estratégias de ensino e aprendizagem, no âmbito da Leitura e da Escrita.

Formanda: Conceição Cordeiro

11/01/2026