Apresentação

Apresentação

by Elisabete Balhau -
Number of replies: 0

Chamo-me Elisabete Balhau e sou licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses. Uma vez que frequentei a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tive o privilégio de ser aluna da Dra. Graça Rio-Torto (mencionada no grupo de autores que integram a Bibliografia da presente Ação de Formação), bem como da Dra. Ana Cristina Macário Lopes.

Devo, aliás, referir que, para além de ter sido aluna da Dra. Ana Cristina Macário Lopes no âmbito da Introdução aos Estudos Linguísticos, também fiz sob a sua tutela o Seminário (de Português), integrado no meu Estágio Profissional.

Muito embora tenha lecionado Inglês na maioria dos anos da minha carreira profissional, mantive sempre um “deslumbramento” relativamente à disciplina de Português, tendo vinculado no grupo trezentos, o que muito me apraz.

Lamentavelmente, estou de baixa médica desde abril de 2024, em consequência de um quadro clínico grave que levou a que me tenha sido atribuída uma incapacidade correspondente a 76% (setenta e seis por cento, segundo o Atestado Médico de Incapacidade Multiuso). Não obstante, luto com determinação e resiliência, confiante de que conseguirei voltar à “sala de aula, aquele que sempre foi o meu ambiente laboral de eleição”.

Concluo, fazendo a devida homenagem a um dos meus autores de referência. Refiro-me a António Lobo Antunes, o qual vimos hoje “partir” fisicamente, visto que, lamentavelmente, estava alheado do mundo há já muito tempo, vítima de demência. No meu entender, todos ficámos mais pobres…