Glossário Interdisciplinar || Paredes, 2022-2023


"Um glossário é uma lista restrita de vocábulos de um determinado domínio do conhecimento, de um determinado registo linguístico (por exemplo, o calão e a gíria), específicos da obra de um autor, constituída por neologismos, arcaísmos, regionalismos, etc. Esta lista pode ser apresentada, por exemplo, como um anexo a uma outra obra. O glossário distingue-se do dicionário, não apenas pelo número reduzido de entradas, como pela reduzida informação proposta para cada uma: por exemplo, um glossário pode ser constituído, apenas por uma lista de vocábulos com os respetivos equivalentes em outra língua."  

Margarita Correia, Os dicionários portugueses, Lisboa, Caminho, 2009, p. 21.

O Glossário interdisciplinar, que vamos construir, vai ajudar a especificar o significado das palavras, no seu uso corrente em português, e no seu uso especializado em cada disciplina.  

Com o contributo das diferentes disciplinas do currículo, vamos integrar vocábulos comuns a pelo menos duas disciplinas. Essas palavras devem ter significados distintos.

Por exemplo, o nome "flexão(a flexão) é comum às disciplinas de Português e de Educação Física, mas, em cada uma delas, tem um significado diferente.

 

Regras para registo de vocábulos no glossário

1. Cada termo deve corresponder a um registo no Glossário, seguido do nome da disciplina onde foi utilizado com um significado específico. Por exemplo:  flexão  --- Português; flexão --- Educação Física.

2. A seguir ao termo, deve ser registado o seu significado com a identificação da fonte de onde foi extraído. 

3. Depois do significado, será dado um exemplo, frase ou pequeno texto, onde o termo seja utilizado. Se o exemplo for retirado de um livro ou sítio na Internet, deve ser indicada a respetiva fonte.

4. No final da entrada, o autor do registo deve indicar o nome, o ano e a turma que frequenta.

Legenda das siglas: Português corrente (PC); Português especializado (PE); Matemática (M); Educação Musical (EM); Educação Visual e Tecnológica  (EVT); Inglês (I); História e Geografia de Portugal (HGP); Educação Física (EF); Ciências da Natureza (CN); Cidadania e Desenvolvimento (CD)

Browse the glossary using this index

Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL

Page:  1  2  (Next)
  ALL

D

Dama (H)

 Senhora nobre ou de distinção in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/dama [consultado em 03-02-2023].

Ex: Numa festa da Corte de D. Dinis esteve presente uma dama que bailava elegantemente.

 

Beatriz e Diana, 12.º TCP


Dama (PC)

Carta do baralho que representa uma mulher.

 in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/dama [consultado em 03-02-2023].
 
Ex: Consegui ganhar o jogo porque tinha a dama de copas.
 
Beatriz e Diana, 12.º TCP

Decomposição (CN)

Resolução de um corpo ou de um conjunto nas suas partes simples.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Exemplo: Decomposição do corpo humano.
 
Alunos do 6ºD

Decomposição (PE)

Redução a elementos simples.

Fonte: https://dicionariopriberam.pt

Exemplo: Redução das palavras aos seus elementos essenciais.
Autor: 6ºD

Digestivo (CN)

 

Que é relativo a ou próprio da digestão.

Exemplo: Eu estou a aprender o sistema digestivo.

Autor: Margarida Dias, 6.º B


Digestivo (PC)

Bebida alcoólica consumida geralmente após uma refeição principal para ajudar a digestão.

 

Exemplo: Depois do jantar ele pediu um digestivo. 

Autor: Margarida Dias, 6.º B


direito (CID)

Conjunto de normas e princípios legais que regulam as relações dos indivíduos em sociedade.

Fonte: Dicionário Priberam

Exemplo: Em Cidadania aprendemos que cada criança tem direito à educação. 

Autor: Mariana Ferreira, 6.º B


direito PC)

Que fica à direita.

Fonte: Dicionário Priberam

Exemplo: A mercearia fica do lado direito da estrada.

Autor: Mariana Ferreira, 6.º B


dividendo(M)

Número que se divide por outro.

Fonte: dicionário.priberam.org

Exemplo: Descubra o valor do dividendo sabendo que o divisor é 5, o quociente e 12 e o resto é zero.

Autor: Leonor Teixeira 5.ºA.

 

 

 


dividendo(PC)

Economia plural  quantia que recebe cada negócio na divisão dos lucros de uma empresa sociedade , anónima ou comandita por ações.

 

Fonte : Dicionário Infopédia

Exemplo: Eu parti os dividendos da minha firma com os meus sócios 

Autor(a) Rita Santos Silva, 5.º A

 



Page:  1  2  (Next)
  ALL