Glossário Interdisciplinar || Paredes, 2021-2022
"Um glossário é uma lista restrita de vocábulos de um determinado domínio do conhecimento, de um determinado registo linguístico (por exemplo, o calão e a gíria), específicos da obra de um autor, constituída por neologismos, arcaísmos, regionalismos, etc. Esta lista pode ser apresentada, por exemplo, como um anexo a uma outra obra. O glossário distingue-se do dicionário, não apenas pelo número reduzido de entradas, como pela reduzida informação proposta para cada uma: por exemplo, um glossário pode ser constituído, apenas por uma lista de vocábulos com os respetivos equivalentes em outra língua."
Margarita Correia, Os dicionários portugueses, Lisboa, Caminho, 2009, p. 21.
O Glossário interdisciplinar, que vamos construir, vai ajudar a especificar o significado das palavras, no seu uso corrente em português, e no seu uso especializado em cada disciplina.
Com o contributo das diferentes disciplinas do currículo, vamos integrar vocábulos comuns a pelo menos duas disciplinas. Essas palavras devem ter significados distintos.
Por exemplo, o nome "flexão" (a flexão) é comum às disciplinas de Português e de Educação Física, mas, em cada uma delas, tem um significado diferente.
Regras para registo de vocábulos no glossário
1. Cada termo deve corresponder a um registo no Glossário, seguido do nome da disciplina onde foi utilizado com um significado específico. Por exemplo: flexão --- Português; flexão --- Educação Física.
2. A seguir ao termo, deve ser registado o seu significado com a identificação da fonte de onde foi extraído.
3. Depois do significado, será dado um exemplo, frase ou pequeno texto, onde o termo seja utilizado. Se o exemplo for retirado de um livro ou sítio na Internet, deve ser indicada a respetiva fonte.
4. No final da entrada, o autor do registo deve indicar o nome, o ano e a turma que frequenta.
Legenda das siglas: Português corrente (PC); Português especializado (PE); Matemática (M); Educação Musical (EM); Educação Visual e Tecnológica (EVT); Inglês (I); História e Geografia de Portugal (HGP); Educação Física (EF); Ciências da Natureza (CN); Cidadania e Desenvolvimento (CD)
Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL
" |
---|
"Coro" (EM)Canto de muitas vozes reunidas. Frase: Todos cantaram em coro. Autoria: alunos do 5ºE | ||
"Coro" (PC)Reunião de pessoas Frase: Eles leram o texto em coro. Autoria: alunos do 5ºE | ||
"Dó" (EM)Primeira nota da moderna escala musical. Frase: A nota dó é muito agradável. Autoria. Alunos do 5ºE | ||
"DÓ" (PC)Com total indiferença... Frase: Eles atacaram o inimigo sem dó nem piedade. Autoria: 5ºE | ||
"Escolhos" (CN)Penhasco que está escondido ou à superfície do mar. Frase: Os marinheiros avistaram os escolhos. Autoria: Alunos do 5ºD | ||
"Escolhos" (PC)Perigo, obstáculo Frase: Os navegadores enfrentaram o perigo. Autoria: alunos do 5ºD | ||
"Fração" (PC)Parte de um todo. Frase: Comprei apenas uma fração do terreno. Autoria: Alunos do 5ºF | ||
"Nota" (EM)Sinal representativo de um som musical. Frase: A nota dó é muito apreciada pelos guitarristas. Autoria: alunos do 5ºD | ||
"Nota" (PC)Sinal para marcar ou fazer lembrar algo. Frase: Os alunos tomaram nota. Autoria: alunos do 5ºD | ||