Glossário Interdisciplinar || Paredes, 2021-2022


"Um glossário é uma lista restrita de vocábulos de um determinado domínio do conhecimento, de um determinado registo linguístico (por exemplo, o calão e a gíria), específicos da obra de um autor, constituída por neologismos, arcaísmos, regionalismos, etc. Esta lista pode ser apresentada, por exemplo, como um anexo a uma outra obra. O glossário distingue-se do dicionário, não apenas pelo número reduzido de entradas, como pela reduzida informação proposta para cada uma: por exemplo, um glossário pode ser constituído, apenas por uma lista de vocábulos com os respetivos equivalentes em outra língua."  

Margarita Correia, Os dicionários portugueses, Lisboa, Caminho, 2009, p. 21.

O Glossário interdisciplinar, que vamos construir, vai ajudar a especificar o significado das palavras, no seu uso corrente em português, e no seu uso especializado em cada disciplina.  

Com o contributo das diferentes disciplinas do currículo, vamos integrar vocábulos comuns a pelo menos duas disciplinas. Essas palavras devem ter significados distintos.

Por exemplo, o nome "flexão(a flexão) é comum às disciplinas de Português e de Educação Física, mas, em cada uma delas, tem um significado diferente.

 

Regras para registo de vocábulos no glossário

1. Cada termo deve corresponder a um registo no Glossário, seguido do nome da disciplina onde foi utilizado com um significado específico. Por exemplo:  flexão  --- Português; flexão --- Educação Física.

2. A seguir ao termo, deve ser registado o seu significado com a identificação da fonte de onde foi extraído. 

3. Depois do significado, será dado um exemplo, frase ou pequeno texto, onde o termo seja utilizado. Se o exemplo for retirado de um livro ou sítio na Internet, deve ser indicada a respetiva fonte.

4. No final da entrada, o autor do registo deve indicar o nome, o ano e a turma que frequenta.

Legenda das siglas: Português corrente (PC); Português especializado (PE); Matemática (M); Educação Musical (EM); Educação Visual e Tecnológica  (EVT); Inglês (I); História e Geografia de Portugal (HGP); Educação Física (EF); Ciências da Natureza (CN); Cidadania e Desenvolvimento (CD)

Consulte o glossário usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  45  (Seguinte)
  TODOS

"

"Coro" (EM)

Canto de muitas vozes reunidas.

Frase: Todos cantaram em coro.

Autoria: alunos do 5ºE


"Coro" (PC)

Reunião de pessoas

Frase: Eles leram o texto em coro.

Autoria: alunos do 5ºE


"Dó" (EM)

Primeira nota da moderna escala musical.

Frase: A nota dó é muito agradável.

Autoria. Alunos do 5ºE


"DÓ" (PC)

Com total indiferença...

Frase: Eles atacaram o inimigo sem dó nem piedade.

Autoria: 5ºE


"Escolhos" (CN)

Penhasco que está escondido ou à superfície do mar.

Frase: Os marinheiros avistaram os escolhos.

Autoria: Alunos do 5ºD


"Escolhos" (PC)

Perigo, obstáculo

Frase: Os navegadores enfrentaram o perigo.

Autoria: alunos do 5ºD


"Fração" (M)

Fórmula indicativa de número não composto de unidades perfeitas, ou seja o número que exprime uma ou mais partes da unidade dividida em partes iguais.

Frase: A fração é estudada pelos alunos em matemática.

Autoria: Alunos do 5ºF


"Fração" (PC)

Parte de um todo.

Frase: Comprei apenas uma fração do terreno.

Autoria: Alunos do 5ºF


"Nota" (EM)

Sinal representativo de um som musical.

Frase: A nota dó é muito apreciada pelos guitarristas.

Autoria: alunos do 5ºD


"Nota" (PC)

Sinal para marcar ou fazer lembrar algo.

Frase: Os alunos tomaram nota.

Autoria: alunos do 5ºD



Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  45  (Seguinte)
  TODOS