Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Plataforma Moodle dos projetos da APPFORM
Português - Portugal (pt)
English (en)
Português - Portugal (pt)
Introduza os termos da pesquisa
A aceder como visitante (
Entrar
)
PLNM3CEB/ES-ABR24
Página principal
Calendário
Português Língua Não Materna e Língua de Acolhimento: da teoria à prática (3.º CEB e E. Secundário) - abril 2024
Página principal
Disciplinas
CFOR
PLNM3CEB/ES-ABR24
Sessão 6 - Módulo V - Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLA
Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português, Música de Portugal, de Adelina Castelo
Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português, Música de Portugal, de Adelina Castelo
Clique na hiperligação
https://cpclp.mpu.edu.mo/sons-da-fala-e-sons-do-canto-volume-1-musica-de-portugal/
para abrir o URL.
◄ Exercícios Práticos de Fonética de Português Língua Estrangeira, de Adelina Castelo
Ir para...
Ir para...
Anúncios
Dúvidas
Apresentação e expetativas
PP - Módulo I
Discussão/Reflexão - Multilinguismo e plurilinguismo.
Discussão/Reflexão - Multiculturalismo, pluriculturalismo e interculturalismo
Métodos e abordagens no ensino de línguas
O ensino de línguas baseado em tarefas
Exemplo de módulo que usa o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Artigo: A comparação interlinguística na criação de materiais didáticos para guineenses crioulófonos a aprender o português como língua segunda
Referencial Camões PLE
Discussão/ reflexão: Qual é o nível?
PP - Módulo III - 1.ª parte
Sessão Assíncrona
Direção-Geral da Educação (2024). Inclusão de alunos migrantes em meio educativo
Procedimentos a adotar na lecionação do PLNM
PP - Módulo III - 2.ª parte
Sessão Assincrona
Referencial: Português para Falantes de Outras Línguas - Utilizador Elementar
Programa PLA Nível Elementar (resumido)
Referencial: Português para Falantes de Outras Línguas - Utilizador Independente
Guia organizativo PLA
Critérios de avaliação PLA: Agrupamento de Escolas D. João V
Estrutura dos testes PLA_Agrupamento de Escolas D. João V
Exemplo de Plano Individual de Trabalho - Agrupamento de Escolas de Vialonga
Áreas críticas do Português (por língua) - Agrupamento de Escolas de Vialonga
Diferenciação Pedagógica: Ensino de PLE em contexto de migração - Reflexões sobre ensino e aprendizagem no CNAIM
E-book: Português como Língua de Acolhimento: Práticas e Perspectivas (VIDE artigo Maria José Grosso)
Artigo: Ensinar Português a Falantes de Espanhol Língua Materna e Língua Segunda
Artigo: Entre o lúdico e o acolhimento
Sumário do estudo. 'Educação pela Integração: O sistema Escolar Português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo
Discussão/ Reflexão: Gestão da heterogeneidade nas aulas de PLA: Caso prático
Importante: mais documentos
Referencial: Português para Falantes de Outras Línguas - Nível Elementar (Sugestões de Atividades e Exercícios)
Exercícios Práticos de Fonética de Português Língua Estrangeira, de Adelina Castelo
Jogo de Cartões 1
Jogo de Cartões 2
Exemplo de materiais didáticos para públicos específicos (cabo-verdianos)
Exemplo de materiais didáticos para públicos específicos (guineenses)
Sequência didática "Corzinha de verão", dos Diolinda (Nível A1)
Recursos audiovisuais PLNM/PLA
Artigo: ‘Português à Vista’: Plataforma de aprendizagem para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do Português Língua Não Materna
Reflexão/Discussão: Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
Importante: mais documentos
Tarefa - Produção de itens para o ensino do PLNM e do PLA
Produção de itens para o ensino do PLNM
Produção de itens para o ensino do PLA
Vocabulário específico da escola - Português Crioulo de Cabo Verde
Exercícios sobre vocabulário específico da escola
Reflexão Crítica Individual
Jogo de Cartões 1 ►