Aprendeu a ler no Mundo de Aventuras e no Cavaleiro Andante; depois deram-lhe a conhecer os livros e a escrita. Tem na memória o primeiro dia de escola, o rosto da professora e o livro da 1.ª classe. O Diário de Lisboa Juvenil publicou-lhe os primeiros contos e permitiu-lhe conviver com notáveis escritores como Aquilino Ribeiro, Manuel da Fonseca, Matilde Rosa Araújo, Mário Castrim, Alice Vieira, António Torrado, entre outros.

Na Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa formou-se em Filologia Românica (1975) e continuou a escrever para a gaveta. Decidiu ser professora de Português (1973/74) e não se arrependeu, durante vinte cinco anos. Enquanto isso, dedicou-se à formação de professores (especialização em Supervisão Pedagógica, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa,1995), fez um mestrado (Avaliação em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2006) dedicado à leitura em manuais escolares, e foi coautora na obra “Muitas ideias, um mar de palavras, propostas para o ensino da escrita” (2010, Fundação Calouste Gulbenkian).

A revista Palavras, editada pela APP, tem vindo a publicar (desde 1992) trabalhos diversos saídos da prática de aulas, da investigação e da formação de professores. Atualmente, faz parte dos corpos sociais da APP e da equipa de editores executivos da Palavras, onde publica as «100 palavras para falar de livros».

User details

  • Country
    Portugal
  • City/town
    Lisboa

Privacy and policies

Miscellaneous

Login activity

  • First access to site
    Friday, 10 October 2014, 1:54 PM  (6 years 150 days)
  • Last access to site
    Saturday, 6 March 2021, 12:45 PM  (1 day 1 hour)