Aprendeu a ler no Mundo de Aventuras e no Cavaleiro Andante; depois deram-lhe a conhecer os livros e a escrita. Tem na memória o primeiro dia de escola, o rosto da professora e o livro da 1.ª classe. O Diário de Lisboa Juvenil publicou-lhe os primeiros contos e permitiu-lhe conviver com notáveis escritores como Aquilino Ribeiro, Manuel da Fonseca, Matilde Rosa Araújo, Mário Castrim, Alice Vieira, António Torrado, entre outros.
Na Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa formou-se em Filologia Românica (1975) e continuou a escrever para a gaveta. Decidiu ser professora de Português (1973/74) e não se arrependeu, durante vinte cinco anos. Enquanto isso, dedicou-se à formação de professores (especialização em Supervisão Pedagógica, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa,1995), fez um mestrado (Avaliação em Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2006) dedicado à leitura em manuais escolares, e foi coautora na obra “Muitas ideias, um mar de palavras, propostas para o ensino da escrita” (2010, Fundação Calouste Gulbenkian).
A revista Palavras, editada pela APP, tem vindo a publicar (desde 1992) trabalhos diversos saídos da prática de aulas, da investigação e da formação de professores. Atualmente, faz parte dos corpos sociais da APP e da equipa de editores executivos da Palavras, onde publica as «100 palavras para falar de livros».
User details
- Country
- Portugal
- City/town
- Lisboa
Privacy and policies
Miscellaneous
Login activity
- First access to site
- Friday, 10 October 2014, 1:54 PM (6 years 150 days)
- Last access to site
- Saturday, 6 March 2021, 12:45 PM (1 day 1 hour)