Topic outline

  • General

    LITERATURA PARA QUE TE QUERO? – MÓDULO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

    10 horas síncronas // 5 horas assíncronas

    FERRAMENTAS: Plataforma Zoom, para as sessões síncronas; Plataforma Moodle, para o trabalho assíncrono.

    HORÁRIO DAS SESSÕES SÍNCRONAS | SETEMBRO DE 2020:

    3.ª, 1.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    5.ª, 3.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    Sábado, 5.9 (2h, 9.00 às 11.00 horas)

    5.ª, 10.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    Sábado, 12.9 (2h, 9.00 às 11.00 horas)

    GRUPOS DE RECRUTAMENTO:  300, 310, 320, 330 e 340

    OBJETIVOS E CONTEÚDOS DA AÇÃO

  • 1 de setembro - Filomena Viegas - Noémia Jorge

    Título: O ensino da língua e o ensino da literatura serão inseparáveis?

    (1) O trabalho linguístico na leitura literária;

    (2) A deixis no desenvolvimento da competência de leitura literária.

    Textos: poemas

  • 3 de setembro - Teresa Cunha

    Título: Literatura e flexibilidade curricular: a crónica no desenvolvimento do leitor crítico.

    (1) Textualidade e leitura literária.

    (2) Currículo prescrito vs. currículo como prática ou uma mudança de paradigma.

    Textos: crónicas de Dulce Maria Cardoso, José Eduardo Agualusa e Mia Couto.

  • 5 de setembro - Carla Silva

    Título: A poesia terá ciência?

    (1) Atividades interdisciplinares focalizadas no texto literário;

    (2) Texto poético em articulação com as Ciências.

    Textos: poemas

  • 10 de setembro - Luís Redes

    Título: Tornar-se leitor ou aprender leituras alheias?

    (1) Textualidade e leitura literária; 

    (2) As propriedades que configuram o texto - coesão, coerência e progressão temática.

    Textos: Enunciados de tarefas de leitura de romances.

  • 12 de setembro - Carla Silva

    Título: A poesia terá ciência?

    (1) Atividades interdisciplinares focalizadas no texto literário;

    (2) Apresentação de trabalhos;  partilha de experiências e reflexões

  • Recursos

    • Topic 7