Topic outline

  • General

    LITERATURA PARA QUE TE QUERO? – MÓDULO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO 

    10 horas síncronas // 5 horas assíncronas

    FERRAMENTAS: Plataforma Zoom, para as sessões síncronas; Plataforma Moodle, para o trabalho assíncrono.

    HORÁRIO DAS SESSÕES SÍNCRONAS || SETEMBRO DE 2020:

    4.ª, 2.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    6.ª, 4.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    Sábado, 5.9 (2h, 11.00 às 13.00 horas)

    6.ª, 11.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    Sábado, 12.9 (2h, 11.00 às 13.00 horas)

    GRUPOS DE RECRUTAMENTO:  300, 310, 320, 330 e 340

    OBJETIVOS E CONTEÚDOS DA AÇÃO

  • 2 de setembro - Filomena Viegas

    Título: O ensino da língua e o ensino da literatura serão inseparáveis?

    (1) O trabalho linguístico na leitura literária;

    (2) A deixis no desenvolvimento da competência de leitura literária.

    Textos: diálogo ("A Vaguidão Específica ou 'uma conversa íntima', de Millôr Fernandes); poema  ("Meditação do Duque de Gandía sobre a morte de Isabel de Portugal", de Sophia de M. B. Andresen)

    • 4 de setembro - Luís Redes

      Título: Problemática da leitura e da literatura. Tornar-se leitor ou aprender leituras alheias?

      (1) Textualidade e leitura literária; 

      (2) As propriedades que configuram o texto - coesão, coerência e progressão temática.

      Textos: Análise de tarefas de leitura de enunciados a selecionar.

      • 5 de setembro - Carla Marques

        Título: 

        (1) O trabalho linguístico na leitura literária;

        (2) Valores cognitivos, afetivos e existenciais do texto literário.

        Textos: 

        • 11 de setembro - Teresa Cunha

          Título:

          (1) Textualidade e leitura literária; 

          (2) As propriedades que configuram o texto - coesão, coerência e progressão temática.

          Textos: 

          • 12 de setembro - Luís Redes

            Título: Problemática da leitura e da literatura. Tornar-se leitor ou aprender leituras alheias?

            Título:

            (1) Textualidade e leitura literária;

            (2) Pontes de interdisciplinaridade e contextos significativos de aprendizagem.

            Textos: crónicas

            • Recursos