Topic outline

  • General

    LITERATURA PARA QUE TE QUERO? – MÓDULO PARA O ENSINO SECUNDÁRIO 

    10 horas síncronas // 5 horas assíncronas

    FERRAMENTAS: Plataforma Zoom, para as sessões síncronas; Plataforma Moodle, para o trabalho assíncrono.

    HORÁRIO DAS SESSÕES SÍNCRONAS || SETEMBRO DE 2020:

    4.ª, 2.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    6.ª, 4.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    Sábado, 5.9 (2h, 11.00 às 13.00 horas)

    6.ª, 11.9 (2h, 10.00 às 12.00 horas)

    Sábado, 12.9 (2h, 11.00 às 13.00 horas)

    GRUPOS DE RECRUTAMENTO:  300, 310, 320, 330 e 340

    OBJETIVOS E CONTEÚDOS DA AÇÃO

  • 2 de setembro - Filomena Viegas - Noémia Jorge

    Título: O ensino da língua e o ensino da literatura serão inseparáveis?

    (1) O trabalho linguístico na leitura literária;

    (2) A deixis no desenvolvimento da competência de leitura literária.

    Textos: poemas

  • 4 de setembro - Luís Redes

    Título: Tornar-se leitor ou aprender leituras alheias?

    (1) Textualidade e leitura literária; 

    (2) As propriedades que configuram o texto - coesão, coerência e progressão temática.

    Textos: Enunciados de tarefas de leitura de romances.

  • 5 de setembro - Carla Marques

    Título: A marcação da subjetividade no texto

    (1) O trabalho linguístico na leitura literária;

    (2) Valores cognitivos, afetivos e existenciais do texto literário.

    Textos: Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição; Eça de Queirós, Os Maias; José Saramago, Memorial do Convento

  • 11 de setembro - Teresa Cunha

    Título: 

    crónica como via para a leitura crítica

    (1) Textualidade e leitura literária 

    (2) As propriedades que configuram o texto - coesão, coerência e progressão temática.

    Textos: crónicas de António Lobo Antunes, Dulce Maria Cardoso, José Eduardo Agualusa, Mia Couto e Ricardo Araújo Pereira.

  • 12 de setembro - Luís Redes

    Título: Tornar-se leitor ou aprender leituras alheias?

    (1) Textualidade e leitura literária;

    (2) Apresentação de trabalhos;  partilha de experiências e reflexões

  • Recursos