Módulo I - Clarificação de conceitos (2 horas síncronas)
1. Língua Materna, Língua Segunda, Língua Estrangeira, Língua de Herança e Língua de Acolhimento
2. Multilinguismo e Plurilinguismo
3. Multiculturalismo e Pluriculturalismo
Módulo II - Métodos e abordagens de ensino de outras línguas (3 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
1. Método Comunicativo de Ensino de Línguas
1.1. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
1.2. A atualização do Quadro: Companion Volume
2. Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
3. Abordagens plurais
Módulo III – O ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna (PLNM) (5 horas síncronas + 5 horas assíncronas)
1. Enquadramento legal
2. Documentos de referência e orientadores para o PLNM
3. Desafios e oportunidades no ensino do PLNM
3.1. Caracterização sociolinguística dos alunos de PLNM
3.2. Avaliação diagnóstica e planificação
3.3. Estratégias para gerir a diversidade linguístico-cultural
Módulo IV – O ensino e aprendizagem do Português Língua de Acolhimento (PLA) (5 horas síncronas + 5 horas para trabalho assíncrono)
1. Enquadramento legal
2. Documentos de referência e orientadores para o PLA
3. Desafios e oportunidades no ensino do PLA
3.1. Caracterização do público-alvo
3.2. Estratégias para gerir a heterogeneidade no PLA
Módulo V – Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM/PLA (10 horas síncronas+ 12 horas de para trabalho assíncrono)
1. Autenticidade dos materiais
2. Tipologias de materiais
3. Modelos de desenvolvimento de materiais didáticos
3.1. Materiais audiovisuais (vídeo digital)
4. Materiais didáticos disponíveis para o PLNM/PLA
5. Produção de itens para o ensino do PLNM/PLA
6. Apresentação e discussão dos itens produzidos para o ensino do PLNM/PLA