Lista de tópicos

  • Geral

           >> AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO - 6 horas

    • Formadores: Filomena Viegas; Maria Vitória de Sousa; Paulo Duarte de Almeida
    • Modalidade: Ação de curta duração / a distância [plataforma Zoom da APP]
    • Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP)
    • Datas e horários: 17 e 24 de outubro de 2024, das 17h30 - 20h30

    _______________________________________________________________

    Objetivos:

    1. Criar, com recursos educativos, situações de aprendizagem disciplinar e interdisciplinar;
    2. Desenvolver as competências linguística e narrativa, com enfoque em mecanismos de coesão e coerência textual;
    3. Construir atividades implicando articulações da gramática da frase com a gramática do texto;
    4. Experimentar e desenvolver práticas de participação ativa, expressiva, crítica e criativa, na narração de histórias.

    Conteúdos:

    1. Construção e narração de mini-histórias, no modo oral e no modo escrito, com enfoque na gramática da frase (classes de palavras, morfologia, léxico) e na gramática do texto (propriedades do texto narrativo, mecanismos de coesão e coerência textual);
    2. Dispositivo didático para a construção de sequências de aprendizagem (SA);
    3. Prática reflexiva como elemento de valorização da formação docente.

    Recurso pedagógico: A vida das palavras - Jogo de cartas para contar histórias (https://avidadaspalavras.pt/)

    _______________________________________________________________

    Acesso às sessões síncronas:

    Endereço: https://us02web.zoom.us/j/86198851140?pwd=bFnWFuUbiR5U3vbtyxUl2NXRdwUxuK.1

    ID da reunião: 861 9885 1140
    Senha de acesso: 550544

     

  • Referências bibliográficas

    -       Aprendizagens Essenciais em Português E. Básico (2018). ME-DGE. (AE 2018).

    -       Aprendizagens Essenciais em Português E. Secundário (2018). ME-DGE. (AE 2018).

    -       Bernardes, J.A.C & Mateus, R. A. (2013). Literatura e Ensino do Português. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

    -        Coutinho, A. & Jorge, N. (2019). Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiaisNOVA FCSH.

    -       Dicionário Terminológico (2008). ME-DGE (DT 2008).

    -       Fonseca, F.I. (1994). Gramática e Pragmática- Estudos de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Porto Editora.

    -       Lopes, A.C. & Carapinha, C. (2013). Texto, Coesão e Coerência. Almedina, Celga.

    -       Martins, G. O. (coord.) (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME-DGE (PASEO-2017)

    -       Montero, M.S. (2022). En clase sí juega – Una guía práctica para utilizar y crear juegos en el aula. Ed. Paidós Educación.

    -       Pereira, L.A & Cardoso, I. (Coord.) (2013). Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. UAveiro.

    -       Rato, J. (2023). Mente, cérebro e educação. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

    -       Rodari, G.(1993). Gramática da fantasia. Ed. Caminho. 

    -       Silva, H.S. & Lopes, J. (2018). Eu, Professor, Pergunto. 20 Respostas sobre Planificação do Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação. Pactor.

    -       Yaguello, M. (1991). Alice no país da linguagem. Ed. Estampa.