Fórum Trabalhos

Trabalho da sessão de 30 de abril

Trabalho da sessão de 30 de abril

by Abel Luis Coelho Marques Mota -
Number of replies: 0

«QUE» (COM) CLASSE

 

 

 

A palavra «que» pertence a diferentes classes e subclasses de palavras, consoante o contexto em que é utilizada.

 

Para cada item, seleciona a opção correta, indicando a classe e subclasse a que pertence a palavra «que» assinalada.

 

  1. Que gramática compraste?

a)       Pronome relativo.

b)      Conjunção subordinativa completiva.

c)       Determinante interrogativo.

d)      Conjunção coordenativa explicativa.

 

  1. Li o livro de que ele me falou.

a)       Conjunção subordinativa consecutiva.

b)      Pronome relativo.

c)       Determinante interrogativo.

d)      Conjunção subordinativa completiva.

 

  1. Adiámos o passeio, que estava a chover.

a)       Conjunção subordinativa consecutiva.

b)      Determinante interrogativo.

c)       Conjunção subordinativa causal.

d)      Pronome relativo.

 

  1. A que pôr do sol maravilhoso te referes?

a)       Determinante interrogativo.

b)      Pronome relativo.

c)       Conjunção subordinativa completiva.

d)      Conjunção coordenativa explicativa.

 

  1. Dizem que vai estar bom tempo.

a)       Pronome relativo.

b)      Conjunção subordinativa completiva.

c)       Conjunção subordinativa comparativa.

d)      Determinante relativo.

 

  1. É verdade que ele se enganou.

a)       Pronome relativo.

b)      Determinante relativo.

c)       Pronome interrogativo.

d)      Conjunção subordinativa completiva.

 

  1. Acorda, que já é tarde!

a)       Conjunção coordenativa explicativa.

b)      Pronome relativo.

c)       Determinante interrogativo.

d)      Conjunção subordinativa completiva.

 

  1. A casa em que me encontro fica na Baixa.

a)       Determinante relativo.

b)      Pronome relativo.

c)       Conjunção coordenativa explicativa.

d)      Conjunção subordinativa completiva.

 

  1. Correu tão depressa que caiu.

a)       Conjunção subordinativa causal.

b)      Conjunção subordinativa completiva.

c)       Conjunção coordenativa explicativa.

d)      Conjunção subordinativa consecutiva.

 

  1. Os meninos comeram mais rebuçados do que as meninas.

a)       Conjunção subordinativa causal.

b)      Conjunção subordinativa completiva.

c)       Conjunção coordenativa comparativa.

d)      Conjunção coordenativa explicativa.

 

 

Trabalho elaborado por Abel Mota, Francisco Marzia e Paula Almeida no âmbito do Curso de Formação Gramática e Ensino do Português, 2 e 3 CEB e ES (SEPLEU-abr21) em abril de 2021.