Olá a todos,
Sou Rosângela Costa, docente de Português e Francês, atualmente a lecionar na Escola Portuguesa de Cabo Verde – Polo do Mindelo. Esta escola, inaugurada recentemente em outubro de 2023, representa um novo desafio na minha carreira como docente.
O facto de me encontrar fora de Portugal despertou em mim a necessidade de buscar formação adicional, especialmente online, dada a minha localização. Foi então que me virei para a Associação dos Professores de Português, reconhecida por oferecer formação de qualidade e acessível através de plataformas online.
O principal motivo que me levou a buscar esta formação foi o contexto em que me encontro. Em Cabo Verde, o Português é a língua oficial, mas para a maioria dos meus alunos, não é a sua língua materna, sendo o Português a sua língua segunda. Tais circunstâncias requerem uma postura em sala de aula sensível e adaptada, daí a minha busca por ferramentas e estratégias que possam enriquecer a minha prática pedagógica.
As minhas expectativas em relação a esta formação são diversas. Primeiramente, espero adquirir conhecimentos e recursos que me permitam abordar de forma mais eficaz as particularidades do ensino do Português como língua segunda. Além disso, espero também aprender estratégias para promover a inclusão e valorizar a diversidade linguística e cultural dos meus alunos.
Desejo uma boa formação a todos.
Rosângela Costa