Discussão/Reflexão - Multilinguismo e plurilinguismo.

A abordagem plurilinguística ultrapassa a perspetiva multilinguística

A abordagem plurilinguística ultrapassa a perspetiva multilinguística

por Virgínia Gomes -
Número de respostas: 1

O plurilinguismo destaca-se pela pluralidade das suas potencialidades que derivam de um conhecimento híbrido de várias línguas resultante de experiências vividas ou de aprendizagens em contextos educativos desencadeando uma maior abrangência, adaptabilidade, flexibilidade, ubiquidade na interação e inter-relação no ato de comunicar que se estabelece entre vários interlocutores, em situações diferentes, seja na oralidade, seja na escrita. Na minha ótica, constitui uma ferramenta cada vez mais importante e necessária porque se aproxima mais da realidade global, cultural e social dos interlocutores, permitindo obter uma maior competência e eficiência na comunicação. O multilinguismo surge de uma aprendizagem e subsequente armazenamento de conhecimento formatado que se adquire de muitas línguas num determinado sistema de ensino e/ou Escola. O conhecimento é adquirido de forma separada, por cada língua aprendida, e nem sempre permite alcançar uma comunicação eficiente em contextos híbridos de experiências individuais, sociais e culturais, da língua falada em casa para a da sociedade em geral e, depois, para as línguas de outros povos.