Após análise dos exercícios, e de acordo com os quadros de descritores relativos à compreensão da leitura do Quadro Europeu de Comum de Referência para as Línguas, na minha opinião, o nível de proficiência linguística a que pertencem são, respetivamente:
EXERCÍCIO 1 – NÍVEL B1, tendo em conta os descritivos relativos à COMPREENSÃO NA LEITURA GERAL (“É capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão.”) e à LEITURA PARA OBTER INFORMAÇÕES E ARGUMENTOS (“É capaz de identificar as conclusões principais de textos argumentativos claramente articulados. É capaz de reconhecer uma linha de argumentação no tratamento das questões apresentadas, embora não necessariamente em pormenor. É capaz de reconhecer questões significativas em artigos de jornal simples sobre assuntos que lhe são familiares.”)
EXERCÍCIO 2 – NÍVEL A2, tendo em conta os descritivos à COMPREENSÃO NA LEITURA GERAL (“É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho.”) e à LEITURA PARA OBTER INFORMAÇÕES E ARGUMENTOS (“É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”)
EXERCÍCIO 3 – NÍVEL A1, tendo em conta os descritivos relativos à COMPREENSÃO NA LEITURA GERAL (“É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário.”) e à LEITURA PARA OBTER INFORMAÇÕES E ARGUMENTOS (“É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual.”)
EXERCÍCIO 4 – NÍVEL B2, tendo em conta os descritivos relativos à COMPREENSÃO NA LEITURA GERAL (“É capaz de ler com um elevado grau de independência, adaptando o estilo e a velocidade de leitura a diferentes textos e fins e utilizando de forma seletiva fontes de referência adequadas. Possui um amplo vocabulário de leitura, mas pode sentir alguma dificuldade com expressões idiomáticas pouco frequentes.”) e à LEITURA PARA OBTER INFORMAÇÕES E ARGUMENTOS (“É capaz de entender artigos e relatórios relacionados com problemas atuais nos quais o escritor adota uma posição ou um ponto de vista próprios.”)