Exercício 1
Nível de proficiência: B1/A2
De acordo com o QECRL, creio que se enquadra no domínio Compreensão na leitura geral do nível B1. “É capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão.” Na minha opinião, existe informação no texto que exige um grau satisfatório de compreensão, para responder corretamente às questões.
Relativamente ao domínio Leitura para obter informações e argumentos, tive dúvidas/dificuldade, pois parece-me estar adequado ao nível A2: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Exercício 2
Nível de proficiência: A2
De acordo com o QECRL, enquadra-se nos domínios Compreensão na leitura geral e Leitura para obter informações e argumentos do nível A2. “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos”. Trata-se de um texto simples e curto, com vocabulário também simples, que aborda informações quotidianas.
O texto apresentado é curto, simples e aborda questões do quotidiano. O exercício proposto é também de fácil compreensão e as respostas V/F permitem ao aluno uma resolução sem grandes dificuldades.
Exercício 3
Nível de proficiência: A1
O exercício 3 enquadra-se no nível A1. Trata-se de um texto curto, simples, com expressões básicas e o exercício proposto tem apoio visual: “É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário” e “É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual.”
Exercício 4
Nível de proficiência: A2
De acordo com o QECRL, enquadra-se nos domínios Compreensão na leitura geral e Leitura para obter informações e argumentos do nível A2. “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos”. Trata-se de um texto simples e curto, com vocabulário também simples, que aborda informações quotidianas.