O documento Inclusão de alunos migrantes em meio educativo, publicado pela Direção-Geral de Educação em janeiro de 2024, disponibiliza muita informação sobre a integração de alunos de outros países na nossa escola e na nossa comunidade educativa. O facto é que incorpora muita informação presente em diversos documentos num só documento. A estrutura do documento parece-me clara, pois temos um enquadramento, quais os princípios e as estratégias e, por fim, anexos vários.
Logo no enquadramento, percebemos a necessidade da elaboração deste documento, pois numa sociedade cada vez mais multicultural, as nossas escolas precisam de guias e orientações para acolher estes alunos, tendo em conta as suas especificidades como indivíduos , bem como as suas necessidades como alunos. Para além disso, a escola tem ainda a tarefa de saber acolher e integrar as crianças\adolescentes no nosso sistema educativo, garantindo o direito à educação e à igualdade de oportunidades.
Quanto aos princípios, mais uma vez o documento é claro e simples, começando por mencionar a importância do bem-estar integral do aluno migrante, porque só assim a escola poderá ter um papel relevante na socialização e na aprendizagem desse mesmo aluno. São mencionados aspetos muito relevantes como o acolhimento do aluno e da sua família, como o recolher de informação sobre o aluno e a sua família, como preparar e mobilizar a comunidade educativa para a diversidade cultural e também como avaliar, com as adaptações necessárias, as aprendizagens dos alunos migrantes.
Quanto às estratégias, neste documento aparecem elencadas diferentes estratégias e de uma forma simples e objetiva, surgindo num formato de tópico e não num formato de texto, proporcionando uma certa leveza de leitura e uma compreensão clara. As estratégias apresentadas começam pelas estratégias a mobilizar na escola, base do processo, desde uma definição clara das etapas e dos intervenientes no processo de acolhimento ao envolvimento de associações ou outros migrantes que já tenham passado por este processo antes. Os alunos uma vez na escola deverão ser "abraçados" pela turma de diferentes formas, para que se sintam seguros e bem, sendo a integração dos alunos em projetos vários para além sala de aula muito importantes. Outro grupo importante que o documento nos apresenta, será o grupo família, a família deve ser também "acolhida" e integrada da mesma forma, para que a partilha de informação seja mais profícua. A questão da língua, claro, é destacada a necessidade de elaborar um perfil sociolinguístico para o grupo de trabalho preparar um plano pedagógico adequado. Quanto às estratégias para a aprendizagem e avaliação, são várias, desde a aplicação das medidas universais à integração progressiva no currículo. Por fim, as estratégias em relação à comunidade, estratégias que levam à mobilização da comunidade- autarquias, associações e outras entidades.
Considero que este documento engloba, de uma forma esclarecedora, muita informação presente em diferentes documentos prévios, considero também que é uma boa orientação para as escolas usarem como guia, porque simplifica como deveremos acolher e integrar os alunos migrantes, bem como s respetivas famílias. Também, de alguma forma, disponibiliza ideias para uma educação para a diversidade cultural dos alunos que já frequentam a nossa escola.