Reflexão/Discussão: Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira

Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira

Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira

por Maria João Simões Alves -
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A língua apresenta-se como um fator crucial para uma integração efetiva a todos os níveis: social, profissional e cívico. É descodificando e apropriando-se dos diferentes enunciados que o cidadão consegue fazer escolhas conscientes e progredir no seu dia-a-dia.

Neste sentido, para acolher todos os cidadãos migrantes é primordial uma aposta no Ensino do Português como Língua Estrangeira, quebrando barreiras e implementando igualdades de oportunidades. Não obstante, sabemos que apesar da escola se apresentar como o local privilegiado para a aprendizagem esta também ocorre noutros contextos e é importantes estarmos todos despertos e predispostos para colaborar.

O Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, elaborado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P.  apresenta-se como um documento orientador crucial para dar respostas adequadas e delinear um plano nacional robusto e abrangente. O supracitado documento está definido para o período compreendido entre 2024-2027, integrando dois planos operacionais para  dois anos.

O Plano Estratégico divide-se em cinco eixos Estratégicos:

Eixo 1 – Incentivar o domínio da língua portuguesa (através da consciencialização da importância da língua como fator primordial de integração; do aperfeiçoamento das competências da língua; de uma divulgação assertiva pelos meios mais eficazes da oferta existente; da sensibilização da língua como meio facilitador nos diferentes contextos);

Eixo 2 – Reforçar os recursos disponíveis para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa (recorrendo a um número adequado e suficiente de profissionais especializados e à divulgação de ferramentas e estratégias indicadas);

Eixo 3 - Reforçar a oferta formativa (tornando-a apelativa, ajustando-a às reais necessidades e diversificando-a de acordo com os interesses e expectativas dos aprendentes);

Eixo 4 – Promover o reconhecimento e a certificação das competências em língua portuguesa (identificar as competências linguísticas, desenvolver novas ferramentas e apostar em processos de avaliação e certificação da língua portuguesa como uma mais-valia);

Eixo 5 – Incrementar a disponibilidade e a utilização de ferramentas digitais (utilizar as ferramentas digitais como meio facilitador de aprendizagem. Numa era caracterizada pela tecnologia, é imprescindível promover a literacia digital e permitir encurtar a distância e facilitar a gestão de horários).

Em suma, a concretização efetiva das 39 medidas contempladas neste documento conseguiriam dar a resposta necessária e eficaz a uma necessidade cada vez mais presente e real. Pese embora, considero, ainda, que é importante estas medidas e estratégias serem implementadas sob uma supervisão e monitorização de uma equipa e serem avaliadas e revistas regularmente para verificar o seu sucesso.