Trabalhos

A história da pequena Sara - a iniciação na leitura e na escrita

A história da pequena Sara - a iniciação na leitura e na escrita

by Sara Marques -
Number of replies: 0

Como me tornei leitora/ escritora

 

A pequena Sara de grandes olhos castanhos, observava tudo por onde andava. As placas eram uma curiosidade, que despertavam a atenção da pequenota curiosa e desperta para a aprendizagem. Lia as informações como se soubesse o que lá estava escrito, lia por memorização. As imagens, as formas as cores ajudaram a memorizar e a motivar.

A escola era uma vontade, um grande desejo de a puder frequentar. Com 4 anos desejava ir para a escola e saber ler como os crescidos, em agosto feitos os 5 anos, foi uma porta que se abriu para ir com a mãe para a escola. Professora numa pequena escola, numa localidade desviada de grandes meios urbanos, com uma turma de 1º ano, levava a filha Sara para a escola e dava a indicação para a pequenota curiosa ficar sossegadita ao fundo da sala.

Sara, sempre atenta foi fazendo o que os alunos da turma faziam e foi aprendendo os conteúdos lecionados. Foi assim que iniciou a leitura e a escrita. Assim continuou a sua motivação e aprendizagem, prosseguindo sempre um ano à frente do ano da sua matrícula escolar.

As brincadeiras preferidas era brincar aos professores, e a sua primeira verdadeira aluna foi a sua irmã com 10 anos de diferença a quem juntamente com a rua Sésamo ensinou-a a ler e a compreender a tabuada, ainda com 3/ 4 anos, colocou a irmã a saber ler e saber a tabuada. Aos 6 anos, já ia ler na missa.

Estas são as recordações como iniciante na leitura e na escrita dela própria e da primeira vez que ensinou alguém.