Trabalhos

Eu leitora e escritora. Breve história da minha literacia.

Eu leitora e escritora. Breve história da minha literacia.

by Graça Teiga -
Number of replies: 0

Olá!

Chamo-me Graça Teiga, tenho 61 anos, sou casada e tenho três filhos. Sou licenciada pela Universidade de Coimbra, em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses. Sou profissionalizada no grupo de recrutamento 200 e dou aulas no Agrupamento de Escolas de Ílhavo.

Foi na minha infância que comecei por ouvir histórias, que eram contadas pela minha mãe e pela minha madrinha. Essas histórias encantavam-me e iam despertando o meu imaginário, transportando-me para outros lugares e diversas aventuras. Mais tarde, passei a lê-las sozinha, descobrindo nelas mundos diferentes e novas formas de ver a realidade. Ler sempre foi, para mim, um momento de prazer, de fruição, mas também de aprendizagem e de reflexão.

A escrita surgiu de forma gradual, começando em casa e prolongando-se na escola. Lembro-me muito bem da minha mãe me ensinar a escrever postais de Natal e de aniversário, com os quais eu me maravilhava pelas lindas imagens cheias de cor e de brilho (naquele tempo não havia o que há nos dias de hoje). Todos os anos escrevia postais de Natal, que enviava a familiares e amigos distantes e, claro, a carta ao Pai Natal, que nunca faltava. Mais tarde, escrever passou a ser uma maneira de organizar ideias, expressar sentimentos e de partilhar experiências.

Para mim a leitura e a escrita são ferramentas essenciais para comunicar, aprender e crescer, tanto como pessoa como enquanto professora.