Trabalhos

Eu leitora e escritora. Breve história da minha literacia.

Eu leitora e escritora. Breve história da minha literacia.

por Joana Serrano -
Número de respostas: 0

O meu nome é Joana Serrano, tenho 39 anos, sou mãe de um menino de 3 anos e leciono no grupo 200. No presente ano letivo, sou professora de Português e tenho quatro turmas de 5.º ano.

Desde que me conheço, os livros sempre fizeram parte da minha vida, muito por influência do meu pai e do meu avô paterno. Uma das memórias mais doces e marcantes que guardo é a da biblioteca que o meu avô foi construindo ao longo dos seus 93 anos de vida. Recordo-me de ir a casa dos meus avós e passar horas com eles nesse espaço, rodeada de livros — verdadeiros “calhamaços” — numa altura em que ainda não sabia ler. Pedia que me lessem os títulos e, mais tarde, passei a ser eu a fazê-lo, chegando mesmo a levar alguns livros emprestados.

Quando frequentava a escola primária e a professora solicitava trabalhos de pesquisa, lembro-me, em particular, de um sobre as regiões e distritos de Portugal, para o qual recorri à biblioteca do meu avô. Esse contacto precoce com os livros marcou profundamente a minha relação com a leitura e com o conhecimento.