Trabalhos

Objetivos para a frequência da formação

Objetivos para a frequência da formação

por Etelvina Miragaia -
Número de respostas: 0

A leitura e a escrita são habilidades complexas que exigem treino, atenção, paciência e persistência.

Penso que nos últimos anos, por motivos diversos, estas competências, ainda que fundamentais para o percurso escolar dos alunos, têm sido menos valorizadas pela sociedade, principalmente pelo fascínio que a tecnologia com o seu ritmo veloz e o recurso à imagem exerce sobre todos e, em particular sobre os mais jovens.

A escola tem, nestes tempos da velocidade, do instantâneo, do imediato, a responsabilidade (acrescida) de cuidar dos jovens, promovendo momentos de tranquilidade, fundamentais ao desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita.

Ao refletir sobre um texto lido; ao partilhar com os outros as ideias que dele conseguiu retirar, o aluno está a desenvolver as competências do modo escrito, mas também convoca a dimensão da oralidade o que potencia o sentido crítico, fundamental para a resolução de problemas da vida. Este trabalho será tão mais profícuo quanto possamos desenvolvê-lo de uma forma inter /transdisciplinar.

Sem dar pela passagem do tempo, apercebo-me de que a minha carreira já vai longa. Já muito aprendi com a experiência que fui adquirindo na minha prática pedagógica, com os meus erros e com alguns acertos.

Sempre busquei formação na minha área de docência que me ajudou (creio eu) a ser melhor na minha sala de aula. E de novo aqui estou, em busca de aprendizagens que me continuem a apoiar no meu desenvolvimento profissional.

Não pude realizar esta formação na edição anterior por um motivo de saúde grave. Agora aqui estou com motivação para aprender, atualizar conhecimentos, colaborar e partilhar experiências.

Enuncio, pois, os principais objetivos que me levaram a procurar esta formação:

- Partilhar experiências sobre modos eficazes de proporcionar a um conjunto heterogéneo de alunos, o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita.

- Produzir materiais didáticos capazes de contribuir para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita eficazes e duradouras, tendo em conta as necessidades dos alunos.

- Desenvolver estratégias de leitura e de escrita, numa perspetiva transdisciplinar, suscetíveis de contribuir para o sucesso escolar dos alunos. 

- Construir percursos de aprendizagens, com referência aos documentos legais em vigor, articulando as aprendizagens essenciais de português com as de TIC, no sentido do desenvolvimento da leitura e da escrita.

A melhoria da nossa prática consegue-se com a conjugação entre a atualização dos conhecimentos teóricos,  a partilha de experiências e a sua aplicação na construção de novos caminhos pedagógicos.

Certa de que enriqueceremos juntos, neste percurso formativo, desejo a todos um bom trabalho!