Chamo-me João Ramos, tenho 36 anos e sou natural de Coimbra. Foi na cidade dos estudantes e das tradições académicas que sempre estudei e que concluí a licenciatura e o mestrado em Psicologia.
Após concluir o curso trabalhei cerca de dois anos, como psicólogo, em vários estabelecimentos escolares da zona Centro, através de um CRI (Centro de Recursos para a Inclusão) que prestava apoio de valências distintas aos alunos do ensino especial. Nessa altura foi o primeiro momento em que pude contactar, de modo muito próximo, com as dificuldades que os professores se deparam diariamente na sua vida profissional e, devo confessar, fiquei surpreendido pela negativa, quer face ao número de alunos, quer no que diz respeito à elevada carga de trabalho indireto associado às suas responsabilidades, bem como no que concerne à incerteza das colocações.
Apesar de gostar bastante do que fazia, tomei a decisão de procurar mais condições relativamente à estabilidade profissional e à condição remuneratória e, como tal, acabei por ingressar na Força Aérea, em 2014. Desde esse momento tenho possibilidade de desenvolver a minha formação académica no Centro de Psicologia da Força Aérea, realizando várias atividades distintas no âmbito da Psicologia, com destaque para a seleção de pessoal e para atividades de formação e docência nos estabelecimentos de ensino académico militar.
Este ano decidi concorrer a diferentes missões ao estrangeiro e a que me suscita maior interesse é ministrar formação e dar aulas de português em outros países, a outras culturas. O facto de não ter domínio técnico nem experiência profissional específica nessa área contribui para a pesquisa e procura de diferentes formações que, na minha opinião, podem dar-me algumas ferramentas e algumas estratégias base nessa função.
Assim, os meus objetivos para esta formação são muito claros embora, sem dúvida, distintos dos restantes colegas: adquirir conhecimentos e estratégicas básicas do que fazer com os alunos, progressões pedagógicas e exercícios específicos que se devem fazer para adquirir e consolidar determinadas competências. De forma sucinta, necessito de indicações claras e objetivas que me orientem no que fazer, como fazer, e quando fazer com os alunos de diferentes níveis de aprendizagem de Português.
Para além da presente formação, estou inscrito em várias formações de Português de Língua Não Materna, com o tal intuito de absorver o máximo de informação e estratégias possível.
Por último, saliento que a leitura teve um papel muito importante na minha vida até começar a trabalhar na Força Aérea e não ter tempo para nada. Apesar de no ensino secundário ter realizado o curso de Ciências e Tecnologias, com Matemática A, confesso que a Língua Portuguesa sempre foi a minha disciplina predileta. As obras literárias têm uma capacidade tremenda de nos causar sentimentos, emoções e, de certa forma, de nos permitir conhecer lugares ou episódios específicos decorrentes das suas descrições. Para além disso, ajudam-nos a expressar de forma mais diferenciada ou ,em última análise, simplesmente a comunicar de modo adequado, algo que, infelizmente, nos dias que correm, não denoto em muitos dos jovens que entrevisto ou com os quais tenho de realizar outro tipo de intervenções psicológicas.
Ficarei a aguardar as próximas aulas com expectativa, tenho tudo a aprender convosco!