Trabalhos

A minha literacia

A minha literacia

by Ana Margarida Farromba -
Number of replies: 0

Chamo-me Ana Margarida e conto com um percurso dedicado ao ensino desde 1999. Ao longo destes anos, tenho-me movido pela vontade de aprender e pelo desejo de contribuir para o sucesso de cada aluno, independentemente da sua etapa de ensino ou das suas necessidades específicas. A minha formação académica iniciou-se com uma Licenciatura em Português e Inglês; pouco depois, em 2001, consolidou-se com um Mestrado em Estudos Portugueses. Entretanto, como senti necessidade de melhorar a minha intervenção com alunos com diferentes perfis de desempenho - medianos, acima e abaixo da média - decidi especializar-me em duas áreas fundamentais: Educação Especial: com foco no Domínio Cognitivo e Motor e Bibliotecas Escolares: uma área que cruza o meu gosto pela leitura à organização do conhecimento. Assim, enquanto docente, pude trabalhar com diferentes faixas etárias e em diferentes contextos: Ensino Básico: Experiência no 1.º ciclo e no ensino de Inglês em regime de AEC/curricular; 2.º e 3.º Ciclos: Docência das disciplinas de Português e Inglês e Educação Especial, com Intervenção direta nos ensinos Básico e Secundário, apoiando a inclusão e o desenvolvimento de competências específicas.

Considero-me uma profissional dinâmica e em constante atualização. Participo em formações com frequência, pois acredito que o contacto com novos projetos é essencial para manter o ensino relevante e motivador. Além disso, valorizo bastante o trabalho colaborativo; vejo nos meus colegas uma fonte especial e inesgotável de partilha e aprendizagem mútua.

Fora do contexto escolar, a minha vida é enriquecida pelo tempo passado com a minha família. Também tenho um gosto particular por ler e assistir a filmes, tanto no cinema como em casa. E, para equilibrar o meu bem-estar físico e mental, encontro no contacto com os meus cães e com a natureza os ingredientes ideais para passear, caminhar e correr.

Aprendi a ler e a escrever

sem sobressaltos.

Percebi o que estava a acontecer

nos pontos mais altos.

Não eram montes

nem montanhas,

eram prateleiras altas

que pareciam estranhas.

Cheguei lá devagarinho,

de letra em letra,

entre sílabas e sons.

Percebi o caminho,