Ao longo da minha carreira, valorizei a formação como forma de suportar a minha ação pedagógica, o que me permitiu desenvolver a minha profissionalidade e evoluir também na minha dimensão pessoal.
No presente ano letivo, tenho a alegria de lecionar a disciplina de Português a uma turma de quinto ano de escolaridade, cujos alunos se mostram muito motivados para a leitura e para a escrita. Algo raro nos dias que correm…
Apesar da motivação que os alunos vêm demonstrando, nesta turma há uma aluna de PLNM, oriunda da Índia; três alunos brasileiros e uma aluna angolana. Todos eles chegaram recentemente ao nosso país, pelo que se encontram numa fase de adaptação à língua portuguesa (na sua variante europeia) e ao sistema de ensino português.
Perante a diversidade dos alunos, senti a necessidade de, através da formação (re)descobrir estratégias suscetíveis de melhorar as competências de leitura e de escrita dos meus alunos, ajudando-os a evoluir no domínio da língua portuguesa, o que, numa perspetiva inter e transdisciplinar, trará benefícios para o seu percurso académico, tendo em conta o valor do modo escrito na escola.
Enuncio, pois, os principais objetivos que me levaram a procurar a presente formação:
- Partilhar experiências sobre modos eficazes de proporcionar aprendizagens que permitam o desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita.
- Produzir materiais didáticos suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens de competências de leitura e de escrita, eficazes e duradouras, tendo em conta as necessidades específicas dos alunos no contexto concreto em que trabalho.
- Compreender a importância de desenvolver nos alunos estratégias de leitura e de escrita, numa perspetiva inter e transdisciplinar.
- Construir um percurso de aprendizagens com referência ao Perfil dos Alunos; às AE de Português, com recurso às TIC, que possa implementar no meu contexto de sala de aula.
Certa de que, através da colaboração e da partilha de experiências, numa articulação entre a teoria e a prática, robustecemos os conhecimentos que nos permitirão uma ação pedagógica mais eficaz.
Assim, desejo a todos os participantes uma boa formação.